quarta-feira, 25 de novembro de 2009

M119-A REAQUALIFICAÇÃO SEGUE DENTRO DE MOMENTOS

Estacionamento autorizado volta à Praça do Mosteiro
A Câmara Municipal de Alcobaça decidiu abrir a parte sul da Praça 25 de Abril, junto ao Mosteiro de Santa Maria, ao estacionamento de veículos ligeiros.
Esta medida, que contraria o espírito da requalificação urbana da envolvente ao Mosteiro, dá resposta aos sucessivos pedidos dos comerciantes do Rossio.
O executivo camarário admite mesmo vir a colocar parquímetros no local.
O presidente da Câmara, Paulo Inácio, justifica a medida com a necessidade de apoiar o tecido empresarial do centro histórico.«No actual cenário económico que a sociedade e os comerciantes atravessam, é positivo permitir que os clientes do Rossio possam estacionar mais perto das lojas e serviços», afirmou.Por outro lado, adianta, com a chegada do Inverno, é também uma medida «útil às pessoas não terem de caminhar centenas de metros para chegar a um estabelecimento comercial» na zona nobre da cidade.Sobre o facto da zona envolvente ao Mosteiro de Alcobaça ter sido requalificada com o objectivo de retirar o trânsito e estacionamento da Praça 25 de Abril, da frente do Mosteiro, o autarca afirma que esta medida, «ainda em fase de teste, não desvirtua esse conceito, por se tratar apenas de estacionamento e não de retirar os actuais condicionamentos para o atravessamento do Rossio, por parte dos veículos motorizados que não tenham autorização para o efeito».
In Rádio Cister


- Mau Demais Para Ser Verdade
-Confesso que quando li a notícia nem queria acreditar. Então gastam-se milhões na requalificação de uma praça com o grande objectivo de devolver o espaço às pessoas e mais tarde volta-se a poluír com carros?! É o espírito da requalificação a ser completamente desfeito por uma infeliz medida que volta a prejudicar a bonita imagem da nossa principal praça.Mais uma da nossa política pequenina e retrógrada...Politicamente incorrecto! Esteticamente errado! Socialmente prejudicial! Naturalmente infeliz!!!
Publicada por Alcobacense em 11:09 PM
In blogue “Terra de Paixão” 24.Novembro.2009

-Que pena ser verdade!
Digo eu.
E que diz o IGESPAR?
JERO

2 comentários:

  1. E eu também discordo!
    Poderiamos querer comparar a esta praça com a maior parte das praças europeias se... tivessem sido acautelados os interesses de todos: dos que têm dificuldade em mobilidade, na necessidade de estimular o comércio tradicional da zona.
    Õ que me parece que está a estragar o "tal espirito" são os bancos e por exemplo, a multiopticas.
    Breve estaremos como na marginal da Nazaré, onde o comercio tipico desaparece para dar lugar a bancos e lojas do chineses. Nada tenho contra esse tipo de comércio mas não na praça do mosteiro. Isto sim, descaracteriza a praça.

    ResponderEliminar