segunda-feira, 9 de novembro de 2009

M101-MURO DE BERLIM 20 ANOS DEPOIS


Merkel, Gorbachov e Walesa atravessam o "checkpoint" simbólico do Muro de Berlim
A chanceler alemã Angela Merkel, o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachov e o ex-líder sindical polaco Lech Walesa atravessaram juntos o "checkpoint" simbólico do Muro de Berlim, aberto pela primeira vez há 20 anos.
Sob uma chuva persistente, Angela Merkel atravessou sorridente, ao lado dos seus convidados e centenas de pessoas, a ponte de Bornholmer Strasse, uma das primeiras passagens fronteiriças abertas em 1989.

Merkel deu início esta manhã às cerimónias de comemoração do 20º aniversário da queda do Muro de Berlim comparecendo na igreja de Gethsemani, em Berlim Oriental, um dos redutos da dissidência e das manifestações que a 9 de Novembro de 1989 obrigaram a Alemanha comunista, a desaparecida República Democrática da Alemanha (RDA), a abrir as suas fronteiras.

Os dirigentes dos países europeus participam nas cerimónias, ao lado dos representantes das quatro potências - Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha e França - que ocuparam a Alemanha após a rendição nazi em 1945 e até a reunificação em 1990.

Os chefes de Estado e Governo devem comparecer esta noite na principal cerimónia, nas Portas de Brandeburgo, símbolo de Berlim, por onde passava o "muro da vergonha", construído em 1961 pela RDA para impedir a passagem dos seus cidadãos para o Ocidente. Uma noite que promete recuperar as emoções vividas, muma altura em que a expectativa é de que 100.000 pessoas assistam o evento.

SAPO/AFP
09 de Novembro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário