quinta-feira, 26 de novembro de 2009

M120-EXPEDIÇÃO À AMAZÓNIA 2010

ALCOBACENSE MARCO CORREIA EM GRUPO DO RISCO NUMA EXPEDIÇÃO À AMAZÓNIA

Embora possa parecer gralha a viagem a que nos referimos no título é mesmo feita pelo “Grupo do Risco”.
E esta designação - “Grupo do Risco” - tem a ver como uma homenagem à Casa do Risco do Real Museo e Jardim Botanico da Ajuda, primeiro estabelecimento português vocacionado para a prática do desenho de história natural, no qual se formaram os “riscadores” (desenhadores) das viagens philosophicas ultramarinas realizadas no último quartel do séc. XVIII.
Saltando no tempo a “Expedição à Amazónia “irá realizar-se entre 26 de Dezembro de 2009 e 10 de Janeiro de 2010..
Falta portanto cerca de um mês para a equipa que Marco Correia integra voar para o Brasil.
A equipa da “Expedição Amazónia 2010” , composta por 22 elementos, será chefiada pelo conhecido biólogo Professor Pedro Salgado, que é também o mentor do Projecto.
Nos restantes elementos sobressaem ilustradores científicos ,escultores. pintores, arquitectos, artistas plásticos, fotógrafos, dois médicos e um médico veterinário.
Já no Brasil, juntar-se-ão ainda à equipa mais duas ilustradoras científicas americanas: Jenny Keller e a Cleo.
A expedição inicia-se em Manaus a bordo da embarcação Vitória Amazónica (capitão Moacir Fortes), seguindo um percurso no Rio Negro e no Rio Unini, que inclui um acampamento nas margens do Unini, e o acesso por canoas a locais de interesse.

Os objectivos da EXPEDIÇÃO AMAZÓNIA 2010 são ambiciosos e irão incluir um Diário de Bordo, a edição de um livro, uma exposição itinerante e um projecto multimédia.
A saber:
1. Diário de Bordo Online
Será criado um website em forma de blog para divulgação do projecto. Este site entrará em funcionamento antes da expedição e, no decorrer da mesma, funcionará como diário de bordo visual, sendo actualizado diariamente com uma selecção de desenhos e fotografias. Posteriormente, disponibilizará informações sobre a exposição e o lançamento do livro. Será ainda a plataforma online para o projecto multimédia.
2. Livro
O livro da expedição será uma compilação de imagens feita a partir dos desenhos dos diversos cadernos de campo e das abordagens fotográficas. O texto será da autoria do historiador Miguel Figueira de Faria, tendo por referência a expedição ao Pará de Alexandre Rodrigues Ferreira (1783-1792). Pretende-se que seja editado tanto em Portugal como no Brasil.
3. Exposição
A exposição será composta por:- cerca de 20 cadernos de campo realizados no terreno pelos ilustradores;- reproduções de uma selecção de desenhos;- selecção de fotografias realizadas pelos três fotógrafos;- projecto multimédia .
Esta exposição será itinerante no território luso-brasileiro e comportará a edição de um catálogo e de artigos de merchandising.
4. Projecto Multimédia
Tomando por base os elementos recolhidos (texto, imagem e som), o projecto Amazónia 2010 será apresentado em suporte digital (vídeo) com animação 2D e 3D e banda sonora de João Lucas.
Pretende-se que esta apresentação multimédia detenha uma forte vertente educacional e que constitua o meio privilegiado para chegar ao grande público em geral e ao universo escolar em particular.
Boa viagem Marco. E votos de “bons” riscos!
JERO

Nota pessoal:
Marco Correia é nado e criado na freguesia do Bárrio, concelho de Alcobaça.
É portanto um alcobacense "bairrista" do Bárrio.

Sem comentários:

Enviar um comentário