segunda-feira, 30 de novembro de 2009

GENTE ILUSTRE DE ALCOBAÇA NO FINAL NA DÉCADA DE SESSENTA




#-Na 1ª.Página do jornal nº. 1038, de 23 de Maio de 1967 a notícia central
referia que «ALCOBAÇA RECEBEU COM CORAÇÃO O Prof. Engº Joaquim Vieira Natividade»
E o motivo não era menos pois no domingo anterior o ilustre alcobacense Professor Engenheiro Joaquim Vieira Natividade» tinha sido galardoado com o título de Doutor «Honoris Causa» pela Universidade de Toulouse.
«….Espontaneamente tinham os seus conterrâneos resolvido manifestar-lhe o seu regozijo pela distinção recebida, para o que prepararam e levaram a efeito uma manifestação. Muito antes da hora marcada para a sua chegada, já muitas janelas se encontravam lindamente ornamentadas, estralejavam foguetes e ouviam-se os acordes de marchas tocadas por uma charanga constituída por elementos que assim se quiseram associar a essa manifestação.[1]
Também se viam representações e os estandartes dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, dos Bombeiros da Companhia da Fiação e Tecidos de Alcobaça, da própria Companhia, da Filarmónica Vestiarense, da Liga dos Combatentes da Grande Guerra e do Círculo Alcobacense de Arte e Cultura.
Surpreendeu a ausência do estandarte da Câmara Municipal.


[1] Como aconteceu com «meia-Alcobaça» também estivemos presentes e poderemos completar a notícia com a informação que a charanga referida era a «Banda do Mestre Arnesto», que tinha chegada ao Rossio minutos antes do laureado Professor, vindo directamente da Festa da Nossa Senhora dos Enfermos. Como era da tradição a maioria dos seus «músicos» vinha já bastante «alegre» devido às libações de um dia inteiro de «marchas».

O Mestre Arnesto(o conhecido e estimado «Ernesto da Crista» esteve à beira de causar um incidente protocolar pois ao pretender abraçar o Engº. Joaquim Vieira Natividade tropeçou e quase derrubou o homenageado do dia.

JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário