sábado, 7 de novembro de 2009

M100-ESTES LUSITANOS SÃO LOUCOS


ESTES LUSITANOS SÃO (ESTÃO) LOUCOS

Sábado, dia 7 de Novembro.
São 23.25 .
Tenho estado a ler o “Expresso”, depois de ver na SIC o programa de Mário Crespo que, entre vários comentadores, teve a presença do antigo Ministro das Finanças, Medina Carreira.
O que se diz e o que escreve da situação do nosso País é verdadeiramente assustador.
O endividamento externo é de 60 milhões euros/dia. Cada hora que passa o encargo aumenta em 2,5 milhões de euros .Em moeda antiga 500.000 contos!!!
Por hora.
O Estado tem actualmente o encargo de 3.400.000 de pensionistas.
Isto quer dizer que, quando passeamos na rua, e cruzamos com três pessoas (incluindo crianças) uma pessoa – em cada três - está a cargo do Estado.
No “Expresso”, no seu habitual artigo de opinião, Miguel Sousa Tavares, refere que em 2008 a dívida do Estado português representava 66% do PIB e que passou este ano para 77,4%.Em 2010 passará para 84,6% e em 2011 aumentará para uns inacreditáveis 91%!!!
Em relação ao argumento do risco sistémico que o Governo utilizou para justificar a nacionalização dos prejuízos do BPN, que já vai em três mil milhões e meio de euros, conclui MST que, se o risco era como diziam, então toda a banca funcionava com um esquema de vigarice institucionalizada.
Entretanto o que é vimos e ouvimos nos últimos dias na Assembleia da República durante a discussão do Programa de Governo para 2010 !?
Espectáculo. Conversa .Ficção.”Paroles”.
A imagem de que o Ministro das Finanças se serviu para justificar o investimento –é preciso gastar dinheiro na compra de uma cana de pesca par se apanhar peixe – fica prejudicada quando se percebe que a “minhoca” ficará mais cara de que o peixe que se consiga pescar, conforme afirmou um dos comentadores presente no programa de Mário Crespo.
”Paroles.Paroles”,repetimos nós.
O próximo ano – 2010 – vai ser de nuvens negras.
E quando a 2011 é melhor nem falar.
Que Deus nos acuda.

PS-Uma firma das Honduras ,“Ali Babá e os 40 ladrões”, que estava para abrir um “call center” em Lisboa em Janeiro do próximo ano desistiu do investimento perante as ultimas notícias sobre o “sucatagate”.
Ao que nós chegámos!

JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário