terça-feira, 10 de novembro de 2009

M105-RECORTES DE «O ALCOA»

Fotografia de 10 de Novembro de 1963


DÉCADA DE 60

À DISTÂNCIA NO TEMPO


-Acontecimentos Desportivos locais


#- Grande sucesso na corrida de S.Silvestre era o( principal) título de capa do jornal nº. 968, de 8 de Janeiro de 1966 .
Rui Coelho vence de novo perante alguns milhares de pessoas que assistiram à emotiva prova.

«…Quase 22.15 horas do último dia de 1965.Quarenta e um atletas, em representação de sete equipas, tendo por fundo o Mosteiro e o vozear do numeroso publico…correm velozmente …durante cerca de 2.000 metros. Forma-se um quarteto fugitivo …mas o alcobacense Rui Coelho(a jogar em casa) resiste a todos os ataques e…inscreve, pela segunda vez, o seu nome na lista dos vencedores da São Silvestre alcobacense. O entusiasmo popular vai ao rubro.»

#-No jornal nº. 993, de 2 de Julho de 1966 e mais uma vez na «Semana Desportiva» o atletismo ocupa lugar de destaque.
Alcobaça-Boa presença nas finais do Torneio Popular Nacional (Atletismo)era o título do artigo que dava especial referência ao comportamento de quatro atletas alcobacenses.
Carlos Marques saltou em comprimento quase 6 metros (5,96 m.)e obteve o 6ºlugar.
Elpídio Cordeiro competiu em salto em altura e fez 1,50 m.O vencedor saltou 1,70 m.
Vítor Varela concorreu aos 3.000 metros e desistiu por indisposição quando estava nos lugares da frente.
Carlos Mendes foi melhor alcobacense em pista correndo os 800 metros em 2,12,8, que passou a ser o seu máximo pessoal. Foi o 6º da classificação geral.

Lamentava-se ainda a ausência do lançador Miguel Tavares e era anunciada com expectativa a estreia ,como sénior, de Manuel da Bernarda no «Nacional de 2ªs. categorias».
# - No jornal nº. 1008, de 29 de Outubro de 1966 a »Semana Desportiva»ocupava uma das páginas interiores .



Em grandes parangonas era titulado Atletismo – Boa presença dos alcobacenses no «Primeiro Passo».
Do longo artigo destacamos a «conclusão» dos articulistas que classificavam como meritório o comportamento da «delegação»alcobacense composta por 9 atletas, que concorreram a provas integrados nos escalões «A» (12 aos 14 anos)e «B» (15 aos 19 anos). Quanto a resultados «…não conquistámos vitórias, é certo; mas, se tivermos em conta a juventude dos nosso atletas e o seu menor grau de treino em relação a alguns outros competidores, especialmente aos do Sporting e do Benfica nesta prova, isso em nada afecta, o seu verdadeiro valor que, na próxima época, com o ingresso em programas oficiais, poderá revelar-se mais claramente.»
Estiveram há 40 anos(!) nas pistas do (antigo) Estádio José Alvalade os seguintes atletas alcobacenses:



No Escalão «A»- Vítor Semeão(5º.nos 60 metros); João Carlos(7º. no salto em comprimento) e Carlos Santos(4º.lugar nos 600 metros). No Escalão «B»-Afonso Silva(5º. nos 80 metros e 9º. nos 700 metros) ; Vítor Mesquita(4º. nos 250 metros); Fernando Guedes(15º. nos 2.000 metros) Carlos Mendes(6º no salto em altura com 1,45 m.) Carlos Marques(3º. no salto em comprimento com 5,58 m.).
O nono atleta era Elpídio Cordeiro que não chegou a concorrer por ter mais alguns meses em relação à idade limite do escalão para que tinha sido inscrito(Escalão «B»).

A«família do atletismo» não é uma expressão sem sentido…e os atletas que se deslocaram a Lisboa tiveram junto deles (a aplaudi-los e a incentiva-los) os conterrâneos que ali estudam e trabalham.
Recordamos gostosamente os seus nomes:Manuel da Bernarda, Jorge Barros, Vítor Pina e Moura e o sempre presente Manuel Araújo.

A foto que reproduzimos(10 Nov.1963) vem publicada no livro «Ginásio Clube de Alcobaça-Uma vida de meio século 1946-196) e engloba alguns dos grandes nomes do atletismo alcobacense da época. Da esqª. para a direita reconhecem-se: José Manuel, Basílio Martins, Vieira Lopes, Jorge Barros, Miguel Tavares, Manuel da Bernarda, Diamantino Faustino, Carlos Hélder e Américo Gouveia.
# - No jornal nº. 1016, de 24 de Dezembro de 1966 a «Semana Desportiva» anunciava com regozijo e simpatia «Adventino entre nós».
«… o antigo futebolista do Ginásio, Adventino da Conceição Bento, que actualmente ,desenvolve a sua actividade profissional na Alemanha…» veio passar uns dias à sua terra e foi recebido por todos os alcobaceneses com alegria e estima .
Recolha de JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário