domingo, 29 de novembro de 2009

M125-RIOS ALCOA E BAÇA EM TEMPO DE INVERNO




Confluência dos Rios Alcoa e Baça em Alcobaça



Rio Alcoa é um rio que nasce acima de Chiqueda, no Concelho de Alcobaça, Distrito de Leiria, alcançando a cidade de Alcobaça a escassos 7 km da nascente, onde se junta ao rio Baça, desaguando no mar a cerca de 12 Kms de Alcobaça, perto da Nazaré.



Embora se fale de um confluir dos rios Alcoa e Baça em Alcobaça, no seu restante caminho de 12 km até ao mar, desaguando a sul da Nazaré no Atlântico, indo, por vezes, por vários braços laterais e artificiais destinados ao abastecimento de água nesses locais o rio mantém o nome de Alcoa.



Esporadicamente encontra-se – como em antigas cartas militares -, a denominação deste rio, após a assimilação do rio Baça, como sendo Rio Alcobaça ou igualmente Rio de Fervença
. Este último nome corresponde à denominação de uma localidade situada em direcção ao mar, à qual, na época medieval, chegava a Lagoa da Pederneira, local onde desaguava o rio. No entanto, como indicam as placas indicadoras e os documentos públicos, a denominação comum é a de Alcoa.[2].

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre


A manhã de domingo, 29 de Novembro, foi essencialmente de inverno como aliás é proprio do tempo correspondente ao calendário.Nós é que já não estamos habituados à chuva e ao frio.

Os rios encheram rapidamentegraças às bátegas de água da noite e da manhã.

Mais uma vez, e como Silva Tavares imortalizou na sua poesia ,o Alcoa estava mais lindo de ver.

Depois apareceram uns raios de sol e os tons de outono sobrepuseram-se à invernia.

Manhã em Alcobaça.

Andando e... blogando.

JERO


























































Sem comentários:

Enviar um comentário