quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

GENTE ILUSTRE DE ALCOBAÇA NO FINAL DA DÉCADA DE SESSENTA


Figuras em Destaque na sociedade civil
# No jornal nº. 1005, de 15 de Outubro de 1966 era relatado em título de1ª.Página Manuel Clérigo- O Bairrismo dum Benemérito que deixou a S.Martinho do Porto uma enorme fortuna.
Assinada pelo Marquês de Rio Maior era depois referido no texto que «… parece um conto de fadas, mas é realidade. São Martinho do Porto vai ter uma Escola Técnica, um Asilo de Velhos, uma Creche e uma Igreja nova».
Sucintamente era transmitido aos leitores que Manuel Francisco Clérigo, natural de São Martinho do Porto, tinha falecido em Lisboa 18 de Setembro de 1966 e que…aberto o seu testamento se tinha constatado que, exceptuando alguns legados a parentes, tinha deixado a sua grande fortuna «…para a melhoria das condições de vida das pessoas mais necessitadas da freguesia onde nasceu.» A Fundação (a que seria dado o seu nome) terá por sede São Martinho do Porto e por fim ministrar instrução e assistência.
…Além disso, sempre que a situação financeira da Instituição o permitir, edificar-se-ão casas de habitação, que serão dadas às famílias mais pobres da freguesia.
Recordava o articulista outro grande benfeitor dos San-Martinhenses, o Comendador José Bento da Silva, fundador, por decisão testamentária, do grande Colégio que na vila tem o seu nome ,e cuja memória já tinha sido honrada pelos seus conterrâneos com um busto em bronze, limplantado no amplo adro que dá acesso ao referido Colégio.
E terminava o Marquês de Rio Maior o seu longo artigo«…Deus terá premiado a caridade do varão justo que, na sua opulência, não se esqueceu dos seus irmãos necessitados e procurou dar-lhes agasalho material no Asilo e na Creche, ilustrar-lhes o espírito, prepará-los para ganhar a vida na Escola Técnica e alcançar-lhes conforto espiritual na Capela».

#-O Tenente Miliciano Médico Dr.Aníbal Gedeão era notícia no jornal nº. 1021, de 22 de Janeiro de 1967 por mais um louvor do Regimento de Infantaria 5 (Caldas da Rainha). O Comandante da Unidade destacava a sua competência profissional …há mais de 10 anos consecutivos…não só no que respeita à sua actuação como clínico mas também como militar.
Era-lha ainda creditado o mérito de não atender… influências e solicitações de instruendos do C.S.M..no sentido de se esquivarem ao cumprimento integral das obrigações do serviço militar.
Como «Nota Final» era referido que o Dr.Anibal Gedeão recebia o 5º. Louvor consecutivo de sucessivos comandos do R.I. 5 .

Sem comentários:

Enviar um comentário