terça-feira, 27 de abril de 2010

M 239 - IMAGENS DE ALCOBAÇA EM NOVO LIVRO

ALCOBAÇA um século de imagens

Esta é a recensão do novo livro de Jorge Pereira de Sampaio e Luís Afonso Peres Pereira, cujo lançamento aconteceu no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça no passado dia 24 de Abril

Tem um excelente aspecto gráfico este novo livro de uma dupla de autores já com provas dadas.

Ouso até dizer que este novo livro toca especialmente os nascidos nas décadas de 40 e 50, pois ele representa um velho álbum de fotografias que muitos de nós … temos em casa mas não sabemos onde está ou já não desfolhamos há muito tempo…

É um álbum de retratos carregados pela poeira do tempo, que foi o nosso, e que o olhar e a sensibilidade dos autores transformaram numa obra de arte.

É de facto (como dizem os autores na sua apresentação) uma evocação de memórias, de afectos e de sonhos que permite uma contemplação do passado de uma terra que cresceu e se desenvolveu à volta do seu (nosso) Mosteiro.

Concordamos com a selecção do imenso espólio ,que os autores referem ser oriundo de diversas colecções, com uma arrumação que permite deslizar no tempo… ao longo de diversas gerações… que estiveram presentes na indústria, nas manifestações culturais, nas visitas de Estado e no quotidiano dos seus habitantes, com os testemunhos da vivência em praias, em festas religiosas, em Carnavais, etc..

É um livro ,que tem valor acrescentado, por se terem perpetuado em imagens lugares, monumentos, evidências que vão sustentar no tempo “marcos” de Alcobaça.

No que respeito a textos e legendas confessamos que, em alguns casos, nos soube a pouco o que encontrámos em algumas páginas, mas entendemos o critério dos autores, que é uniforme. Contudo por vezes as legendas são tão curtas que precisamos de consultar amigos e vizinhos para decifrar quem está na fotografia !

Assim, por exemplo a pgs. 98, quando se fala no “frango na púcara” e no Restaurante “Corações Unidos” só é referido o nome da fundadora(e proprietária) Celeste do Rosário Soares.

Na fotografia em questão (que reproduzimos no final do texto), com umas pequenas ajudas, identificámos (da esqª. para a direita): José Maria, Alzira, Alice Vicente, Luísa Maciel,Celeste do Rosário Soares, N.N., Eduarda(mulher do Isidro), Sofia e José Peres.Em segundo plano Eugénio (irmão do José Peres), Isidro e dois clientes.

A pgs. 102 são referidos os bailes do Clube Alcobacense e na fotografia que também está no final deste texto aparecem –sem nomes -5 jovens senhoras e 5 cavalheiros. Identificámos, de pé, da esquerda para a direita, Fernandinha Almeida, Lecas Magalhães, Noémia Guerra, Ginja Magalhães e Helena Magalhães.De joelho em “terra”, melhor dizendo no sobrado, Manuel Magalhães, Zé Guerra, Fernando Magalhães e António Nascimento e Sousa. Ainda mais à direita, em pose dançante, Manuel da Bernarda.

São estes pequenos pormenores que, em nossa opinião, faltaram para tornar mais aliciante a leitura deste magnífico álbum de “memórias” de Alcobaça.

Algumas fotografias são absolutamente deliciosas e pouco conhecidas.

Destacamos a de pg.3, dos fotógrafos Alice e Antero Monteiro da Silva, a de pg.10,ocupação do Mosteiro por militares ,a de pg. 22, da “Loja da Bola Encarnada”, as de pgs. 32 e 33, das igrejas da Benedita e Alfeizerão, as de pgs. 46 e 47, referentes ao interior do Mosteiro antes das obras da década de 1930,as de pgs. 60 e 61, da Companhia Fiação e Tecidos de Alcobaça e das Termas da Piedade, as de pgs. 66 e 67 das lojas de Vasco Neves e lanifícios Braz, as de pgs. 80 e 81 alusivas ao desenvolvimento do norte do concelho e à passagem da linha de caminho de ferro pela Martingança e, finalmente, as pgs 90 e seguintes respeitantes à religiosidade das populações do concelho, comprovada em cortejos de oferendas, círios e procissões.

Terminamos como começámos:

É um álbum de retratos carregados pela poeira do tempo, que foi o nosso, e que o olhar e a sensibilidade dos autores transformaram numa obra de arte.

O livro tem 124 páginas, com legendas em português e inglês, sendo o design gráfico da autoria de Ana Alves.

Teve os patrocínios do Município de Alcobaça, do Externato Cooperativo da Benedita, da CEPAE,do Your Hotel & SPA Alcobaça(Termas da Piedade), da ICEL,do Made in Alcobaça e do Restaurante A Casa.

JERO

Pg. 98 -Restaurante "Corações Unidos"

Pg. 102 - Clube Alcobacense

Sem comentários:

Enviar um comentário