domingo, 18 de abril de 2010

M 234 - POESIA NUMA NOITE DE SÁBADO? QUE SECA OU TALVEZ NÃO...

Confissão de uma jovem de 16 anos

Realizou-se dia 17 de Abril deste ano, no Armazém das Artes de Alcobaça, uma Tertúlia de Poesia.

Grandes poetas foram aqueles que estiveram presentes… grandes e profundos foram também os poemas lidos e declamados. Alguns, de Clássicos da literatura Portuguesa, como Fernando Pessoa ou Camões, outros da autoria dos presentes, autodidactas vindos de vários pontos do concelho, cada qual com o seu estilo, mas todos, todos com uma grande paixão pela poesia.

Pena é que tenha sido pouco divulgada, pena é também que poucos sejam aqueles que se interessam por este tipo de actividades culturais.

Muitos considerariam uma Tertúlia de Poesia como algo exaustivo, maçador…

Essa era também, devo confessar, a minha opinião inicial.

Contudo depois de assistir a este agradável “serão”, sou pois, “obrigada” a admitir que estava errada…

A poesia apresentada, mais séria ou mais engraçada, mais ou menos conhecida, transportava o espectador mais desatento por um turbilhão de emoções, fazendo-nos viver as palavras ditas com emoção e o entusiasmo de quem realmente sente o poema.

Não foi de todo aborrecido e muito menos cansativo.

Para aqueles que gostam verdadeiramente de poesia, aconselho vivamente assistir a uma tertúlia, pois é um momento de troca de ideias e formas de pensar, assim como de agradável descontracção. Para aqueles que como eu, são os primeiros a afirmar que “odeiam poesia”… façam um esforço.

Sim, talvez custe trocar uma noitada de Sábado pela “chatice” de ouvir uns quaisquer desconhecidos, a ler versos também para nós desconhecidos, mas pode ser também que, no final da noite, essa esforço tenha valido a pena e que, tenha aberto a vocês, como abriu a mim, a vontade de continuar a frequentar estas maravilhosas Tertúlias.

Pois nunca é tarde para mudar, e muito menos para de poesia aprender a gostar.

Luísa Sales

2 comentários:

  1. Ah grande Boss! Ainda não tive tempo para ler o blog todo, mas com tempo "vai lá". Vinha era pedir a foto que o patrão me tirou com a Sara (aquela menina que nós conhecemos na JDJ'2010), se puder ser...

    Um abraço, Godfather! :-)
    João Caetano , o junior.

    ResponderEliminar
  2. pois é amigo
    há coisas que teimam em não ser comunicadas. Tive pena de não ter tido conhecimento
    abração

    ResponderEliminar