sábado, 3 de abril de 2010

M224- PATRIARCA DE LISBOA OCIDENTAL EM ALCOBAÇA


Alcobaça, 1721

Entre os dias 23 e 27 de Julho esteve de visita a Alcobaça o então Patriarca de Lisboa Ocidental (Sé de Lisboa), D. Tomás de Almeida, que viria a ser o 1º Cardeal Patriarca da capital portuguesa.

Durante a sua estadia, que se encontra muito bem relatada na Gazeta de Lisboa Ocidental de 7 de Agosto do mesmo ano, esteve por duas vezes em casa de Pedro da Silva da Fonseca, Fidalgo da Casa Real, Senhor da Casa de Alcobaça, Comendador da Ordem de Cristo e Alcaide-Mor de Alfeizerão, que era casado com D. Ângela Maria de Portugal, filha de D. Luis de Almeida, e neta de D. João de Almeida, Alcaide-Mor de Alcobaça, parentes do citado clérigo.

Segundo a crónica desta visita patriarcal, estas foram, de resto, as únicas visitas que D. Tomás de Almeida fez a uma casa particular em Alcobaça, aí tendo jantado e assistido na primeira ocasião a um concerto e, na segunda, a um teatro.

O solar da família situava-se na então Rua das Portas de Fora, hoje Frei António Brandão e incluía uma capela, devotada a S. Pedro, onde, segundo as Memórias Paroquias de Alcobaça, escritas após a sua destruição pelo terramoto de 1755, havia "sido capella nobre, ricamente paramentada.. e nela se fazião funções lustrozas e devotas antes da sua ruína".

28 anos depois desta visita, a 21 de Novembro de 1749, Manuel Pedro da Silva da Fonseca, neto de Pedro da Silva da Fonseca, viria a casar com D. Antónia Rita de Almeida e Bourbon, sobrinha de D. Tomás de Almeida, que entretanto se tinha tornado no 1º Cardeal Patriarca de Lisboa.

Alcobaça, 28 de Julho de 1721

Com a devida vénia ao meu amigo Paulo Brehm de quem foi 8º.Avô Pedro da Silva da Fonseca.

JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário