terça-feira, 20 de outubro de 2009

M66-DIAS COM HISTÓRIA


DIA DO VETERANO DE GUERRA

Por iniciativa da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra celebrou-se em Aljubarrota no passado dia 20 de Outubro, o Dia do Veterano de Guerra,
Apesar do mau tempo cerca de três centenas de ex-combatentes e suas famílias marcaram presença na histórica vila de Aljubarrota, comparecendo à chamada dos dirigentes da dinâmica APVG, que já congrega mais de 50.000 associados em todo o País.
O programa inicial teve que sofrer algumas alterações devido à chuva que se fez sentir durante parte da manhã de 3ª. Feira, nomeadamente no que respeita ao lançamento de paraquedistas, que teve de ser anulado.

Estava prevista uma visita guiada a Aljubarrota que também não se realizou ,sendo substituída por uma palestra pelo escritor e também ex-combatente Dr.Luís Rosa, que decorreu no interior da Igreja de Paroquial de Nossa Senhora dos Prazeres.
Seguiu-se a missa celebrada pelo Revmº. Padre Ramiro Portela, com a igreja literalmente cheia até à porta.

No final da celebração foi tempo de discursos – ainda dentro da Igreja -.Usaram da palavra José Fialho, da APVG de Alcobaça, Prof. Dr. Augusto Fernandes e Manuel Anjos Pereirinha, ambos dirigentes nacionais da APVG e finalmente o Dr. Carlos Bonifácio, que representou a C.M de Alcobaça.

A melhoria do tempo permitiu aos ex-combatentes dirigiram-se a pé até à estátua do Condestável D.Nuno Álvares Pereira, onde decorreram novas cerimónias, emotivamente participadas por todos os presentes.

Seguiu-se o almoço, ainda em Aljubarrota, com animado convívio. Antes da sobremesa tiveram lugar mais alguns discursos com tomadas de posição da APVG em relação à recente alteração do Complemento Especial de Pensão que passou a Suplemento”, com uma substancial alteração para menos que os ex-combatentes não aceitam. Oportunamente irão ser tomadas posição concertadas a nível nacional para fazer chegar ecos desse descontentamento a nível do Governo.
O resto da tarde foi de convívio terminando o Dia do Veterano de Guerra em ambiente de festa com um concerto no Cine-Teatro de Alcobaça a cargo da Orquestra Ligeira Juvenil do Bárrio.
Concerto de uma orquestra de 40 jovens estudantes, que terminou com o Hino Nacional cantado de pé por uma assistência menos jovem mas não menos aguerrida.
A “prova de vida” foi feita.
Os Veteranos de Guerra vão continuar por aí à espera do reconhecimento e respeito que merecem.


JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário