domingo, 20 de setembro de 2009

M35 -ALCOBAÇA TEM NOVO PÁROCO


Nomeações de Presbíteros para o Ano Pastoral 2009-2010


DECRETO

O sacerdócio apostólico, manifestação do amor de Cristo pela Igreja e por toda a humanidade é exercido pelos Bispos, sucessores dos Apóstolos, que agregam a si os Presbíteros que, pela imposição das mãos, tornam participantes do sacerdócio apostólico. O Concílio Vaticano II afirma-o claramente, ao definir a Diocese: “Uma diocese é uma porção do Povo de Deus confiada a um Bispo para que, com a ajuda do seu Presbitério, seja o seu pastor” (C.D. nº11). Há, assim, uma profunda união entre o Bispo e os Presbíteros, fundamentada na especial participação no mistério de Cristo Sacerdote e na solicitude pastoral por todas as comunidades cristãs, a quem entregam a sua vida no exercício do seu ministério. O Ano Sacerdotal agora iniciado ajudará os sacerdotes e todos os cristãos, a aprofundar este dom de Cristo à Sua Igreja.

Nas diversas expressões da comunhão do Bispo com os Presbíteros, há dois momentos particularmente significativos: quando o Bispo pela imposição das mãos, agrega novos membros ao Presbitério; quando distribui os sacerdotes pelas diversas necessidades pastorais da Diocese, determinando-lhes o seu “múnus” pastoral. Vivemos agora estes dois momentos: ontem, 28 de Junho, ordenei três novos sacerdotes e, por este Decreto, faço as nomeações de sacerdotes do nosso presbitério para garantir a todo o Povo de Deus da nossa diocese este ministério fundamental para que a Igreja seja Povo do Senhor.
Dou graças a Deus pela total disponibilidade dos sacerdotes a quem agora peço uma nova missão. Espero igual disponibilidade das comunidades cristãs, quer ao verem partir sacerdotes a que estão ligadas, quer para acolher aqueles que lhe são enviados. A vastidão da nossa diocese e o realismo do presbitério que somos, exigem de todos fé e generosidade.
Assim, fazemos as seguintes nomeações de sacerdotes do nosso Presbitério, para o Ano Pastoral 2009-2010:

Santíssimo Sacramento de Alcobaça
P. Carlos Jorge Henriques Vicente.

O novo Sacerdote de Alcobaça acumulará ainda as paróquias de Maiorga e Coz.

Que Deus o ajude.

O Padre Francisco Cosme, de quem nos despedimos com muito amizade, foi nomeado para Santa Catarina.

Sem comentários:

Enviar um comentário