sábado, 26 de dezembro de 2009

M148- O QUE SABE SOBRE A REAL ABADIA DE ALCOBAÇA?



A Real Abadia de Alcobaça ou A Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça foi uma senhoria clerical com um território de quase 500 km², situado entre a Serra dos Candeeiros e do Atlântico, abrangendo hoje em dia os concelhos da Nazaré e quase de Alcobaça, assim como a parte sul do concelho de Caldas da Rainha, tendo a sua sede no Mosteiro de Alcobaça.
Estas áreas foram dotes concedidos por D. Afonso Henriques ao abade da cisterciense Bernardo de Claraval no ano de 1153.
Ao longo de vários séculos, a abadia era um centro espiritual do país, tinha autonomia governamental e o seu abade era um dos mais altos conselheiros do rei.
Segundo reza a lenda, aquando da Reconquista, D. Afonso Henriques prometera a Maria, mãe de Jesus, construir um mosteiro em sua homenagem, caso ele conseguisse conquistar aos mouros a importante fortaleza de Santarém.
Em 1147, deu-se finalmente a vitória, levando D. Afonso Henriques a cumprir o prometido, oferecendo, em 1153, o território de Alcobaça ao Bernardo de Claraval.
Estes eventos encontram-se documentados nos azulejos azuis das paredes da Sala dos Reis do Mosteiro que datam do século XVIII.
Em 1178, os cistercienses iniciaram a construção do Mosteiro, tornando-se este um dos mais ricos e poderosos mosteiros da Ordem de Cister.[1]
Em 1833, os monges abandonaram-no, tornando-se este um local de atracção para os mais de 250.000 visitantes que anualmente o visitam.

Wikipédia Portuguesa

E quando visitou a última vez a Real Abadia de Alcobaça?

Sem comentários:

Enviar um comentário