quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

M126-GENTE ILUSTRE DE ALCOBAÇA NO FINAL DA DÉCADA DE SESSENTA


MEMÓRIAS…60 e tal anos na vida de «O ALCOA»


Nas «MEMÓRIAS…» dos anos de 1966 e 1967 alguns temas têm particular realce (em nossa opinião) neste período da vida do nosso jornal (e de Alcobaça).
Igreja local
Em 23 de Setembro de 1967(Ano XXI-nºs. 1054-55) anunciava-se um Novo Vigário de Alcobaça.
O Revmº. Padre Horácio da Silva Correia deixa Alcobaça por ter sido nomeado Assistente Diocesano para o Professorado Primário e Professor da Escola de Magistério Primário de Lisboa.
Para Vigário de Alcobaça foi nomeado o Revmº. Padre Hélder Veríssimo Franco.
«…O novo Pároco de Alcobaça…nasceu em Geraldes, freguesia de Atouguia da Baleia, Peniche …e chega a Alcobaça depois de um período de 4 anos como professor de Religião e Moral da Escola Técnica de Torres Vedras.
Nas boas vindas da direcção do Jornal eram-lhe dedicadas as seguintes palavras: «…E os braços com que estreitamos, com muita amizade e reconhecimento, o nosso querido Padre Horácio da Silva Correia, são os mesmos que se abrem para o novo Pároco que chega».
Foi notícia de 1ª.Página no nosso Jornal nº. 1057, de 14 de Outubro de 1967, a primeira missa em Alcobaça do Revm. Padre Hélder Veríssimo Franco, com grande assistência tanto de paroquianos de Alcobaça como de uma numerosa comitiva que se deslocou expressamente de Torres Vedras. O novo Vigário saudou especialmente o Bispo D. António de Campos «um alcobacense e ilustre figura da Igreja», o seu antecessor e entidades presentes, dedicando a parte final da sua homilia aos seus novos paroquianos,«…desde os socialmente mais representativos aos mais humildes, as crianças e estudantes, pois todos constituem a Paróquia e serão dignos da sua atenção e desvelo».

Sem comentários:

Enviar um comentário