sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

M142-E O CADAVAL AQUI TÃO PERTO !



Moinho das Castanholas


Graças à ADEPA e ao dinamismo do seu director António Rosa visitámos em 13 de Dezembro último a Vila do Cadaval.

Entre vários locais de interesse registámos,pela sua originalidade, o Moinho das Castanholas.
O Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas foi inaugurado no dia 13 de Janeiro de 2006.

Este moinho de armação metálica situa-se na vila do Cadaval, junto da Adega Cooperativa. Foi construído em 1948 e tem quatro casais de mós que podiam moer trigo e milho garantindo a sua altaneira torre uma elevada produtividade. Terminou a sua actividade em 1995.

A Câmara Municipal do Cadaval adquiriu este moinho para o conservar como um testemunho da actividade industrial moageira que existiu na vila do Cadaval e como um elemento importante do património cultural do concelho.

Com a criação de um Núcleo Museológico espera-se que este moinho possa servir como um equipamento cultural e educativo para os estudantes e a população em geral.

O moinho alberga uma exposição onde são abordados os moinhos do concelho do Cadaval e os seus diversos tipos, o trabalho dos moleiros e o Ciclo do Cereal nas suas diferentes fases como a lavra, a sementeira, a ceifa, a debulha, a limpeza do grão, o seu armazenamento e, por fim, a moagem.
Para a visita do público deverá ser contactada a Câmara Municipal do Cadaval / Pelouro da Cultura pelo telefone 262 690 181 ou o Museu Municipal do Cadaval pelo telefone 262 691 690.
Recomendamos a sua visita.
E quanto a Alcobaça? Museus? Núcleos Museológicos?
Poderá acontecer um ano destes!
Tenhamos fé e...paciência...

JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário