terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

M191-FOLIA E ALGAZARRA !!! ONDE ???


CARNAVAL EM

A

L

C

O

B

A

Ç

A


UM QUESTÃO DE MAIS VALIA

Em noite de 3ª.feira de Carnaval dei uma volta por Alcobaça. A animação não era muita nem pouca. Melhor dizendo não era nenhuma. Vi duas jovens seguir a caminho da tenda gigante montada frente ao Mosteiro. E fui atrás. Quando entrei senti-me…envergonhado. Já tinha lido uma crítica num blog da região mas afinal era bem pior. Com o devido respeito pelas “tascas” das aldeias serranas do nosso concelho “aquilo” não era melhor.Era maior mas não era melhor. Meia dúzia de “barracas” dentro da tenda…Em linguagem desportiva e comparando com as Tasquinhas de São Simão estas “tasquinhas” do Carnaval de Alcobaça eram da 2ª.divisão distrital,eventualmente, com duas honrosas excepções:a “tasca”dos Pais dos Covões e a”tasca” da Ataíja E tudo isto montado na zona mais nobre da cidade…

Em relação aos dias anteriores tinha ouvido criticar o horário desajustado da abertura das “tascas” e da pobreza dos menus.Quem ia à procura de animação percebia que se tinha enganado na “porta” e seguia rapidamente para outro local.

Percebeu-se que quem fez quis fazer alguma coisa mas…não resultou.

Houve ali uma “questão de mais valia”…

Mais valia não se ter feito nada .

Estas coisas ou fazem-se bem feitas – com tempo e imaginação – ou mais valia dizer que este ano não havia…Por falta de tempo e de dinheiro.

Pela positiva o cartaz promovia e recomendava os locais do concelho onde haviam bons festejos de Carnaval.

Regressei a casa deprimido.

Encontrei um alcobacense de meia idade e disse-lhe da minha tristeza.

-Temos o que merecemos.

E andou.

Fiquei ainda mais desanimado.

Mais valia…ter ficado em casa.

JERO

1 comentário:

  1. Jero, noite de terça feira? Todos sabemos que é a noite mais fraca... As pessoas trabalham no dia a seguir. Depois, e infelizmente, o Carnaval de Alcobaça começa bastante tarde. É normal à meia noite as ruas estares desertas e 30 minutos depois a abarrotar.

    Li as críticas que já haviam sido feitas noutro blogue e sinceramente há que entender o nosso Carnaval. Para se criticar é preciso conhecer e muito sinceramente não sou grande apreciador deste tipo de críticas. Para além do mais foi o primeiro ano da tenda e temos de dar alguma tolerância. Primeira vez, sondar mercados para depois se ajustar e corrigirem erros. A primeira edição dos doces conventuais tb sofreu críticas, a partir daí foi sempre a melhorar...

    Fui sempre cliente assíduo do Carnaval de Alcobaça e continuo a dizer que é provavelmente o melhor do país em diversão e espírito carnavalesco. Nunca vi em Alcobaça enchentes como no Carnaval. Nunca a noite alcobacence foi fora desta época aquilo que é no Carnaval. Tem um mal, sim, e reconheço, começa muito tarde, e pode enganar aqueles que não conhecem o nosso carnaval.

    Um ab,
    Mário Bernardes

    ResponderEliminar