UMA PINTURA DE DEUS
Promovida pela USALCOA teve lugar na tarde da passada 6ª.feira, dia 5, uma palestra no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Tema :”Uma Pintura de Deus”.Orador:Padre Carlos Jorge Vicente (Pároco de Alcobaça).Dizia o cartaz.
Casa cheia até à porta de crentes, não crentes, alunos e Professores da Usalcoa e público em geral.
Expectativa muita. Fasquia muito alta. Não havia memória de “uma coisa assim” em Alcobaça. Um jovem pároco a fazer uma palestra com apoio de um “power point”, misturando imagens com música sacra , tendo em fundo acordes de jazz!
O ícone inicialmente projectado esteve presente todo o tempo.
E serviu para muitas e variadas mensagens
«É preciso ver com o coração. Gastar tempo a entrar dentro das coisas. Ver a alma de alguém. Deus não é evidente. As pessoas com quem mais gosto de falar são os ateus. Em todo o lado há fanáticos. São intragáveis. Estejam onde estiverem. Crentes e não crentes têm a Bíblia em causa(Bíblia que não lêem).»
Depois chegou o tempo de dizer o que representava o ícone projectado.
«Representa a Santíssima Trindade. Foi pintado por Santo André (Andrei Rublev).Demorou 17 anos a concluir (1408-1425).[1]
«A palavra Anjo significa Mensageiro de Deus.A ambiguidade desta pintura faz as pessoas pensar.A vida é decifrar coisas. Gastar tempo a entrar dentro das coisas. A Santíssimo Trindade encerra um círculo, uma cruz, um triângulo».
…
«Eu (como Padre) estou num lugar de destaque mas não sou superior a ninguém.»
« As figuras representadas no ícone estão em volta de algo …que é igual para todos. A Unidade e a Trindade de Deus.»
«Deus não te obriga a vir. Porque é que estás cá? Há snobismo espiritual entre crentes e não crentes. O fundamentalismo é destrutivo e estúpido.»
Depois…a importância do espírito na “idade” das pessoas. Há jovens de 14 anos velhos (é tudo uma “seca”…)e adultos com 90 anos “jovens”.»
…
«Jesus foi um homem como nós».
…
Graficamente o ícone não tem “ponta de fuga”.Tem uma perspectiva errada Mas…é ele que olha para nós. Não é para ser olhado. Eu não tenho nada que dizer ao ícone.O ícone é que olha para mim. E (na sua base) há um lugar em “aberto”. Um dia todos nós teremos aquele lugar reservado para nós.»
Terminou e pediu palmas para a Clara, uma jovem (voluntária) da assistência, que durante a projecção carregou no “enter” do computador para a sequencia das imagens ter o ritmo da fala do orador.
Seguiram-se os cumprimentos, os agradecimentos dos representantes da Fundação Maria e Oliveira e USALCOA.
Uma prenda (uma pintura do Mosteiro) e conversas com um “jovem de 93 anos.
Foi uma hora de luz, de sons e imagens harmoniosas. Uma hora que pareceu ter durado apenas meia dúzia de minutos. Das 120 pessoas que encheram a sala nenhuma saiu antes da última palavra do Padre “novo” de Alcobaça.
Sem queremos ser “mauzinho” questionamos o Padre Carlos Jorge: para quando a data da próxima palestra?
E como não é de Alcobaça levamos ao seu conhecimento que há uma sala com lotação para 300 pessoas(o Cine-Teatro…).
.E como é Padre em três paróquias não sei se vai chegar para os crentes, não crentes e público em geral de Alcobaça, Maiorga e Cós!
Até breve…assim o esperamos.
JERO
1-Andrei Rublev,(1360-1427)é considerado o maior pintor russo de ícones,afrescos e miniaturas para iluminuras. Há pouca informação sobre sua vida. A primeira menção de Rublev é em 1405, quando ele decorou os ícones e frescos da Catedral da Anunciação no Kremlin em Moscou.
Andrei Rublev foi canonizado em 1988 pela Igreja Ortodoxa Russa.
Sem comentários:
Enviar um comentário