Dia 12/01/2010
Bombeiro de 3ªClasse Ricardo
No Quartel,
Nessa mesma manhã estava a arrumar as viaturas no parque pois no dia anterior houve uma festa de carnaval para os idosos das várias localidades, e então vai o meu colega motorista e diz ainda hoje deviam sair todos os carros na brincadeira e a gente disse “só queres é trabalhar” e aquilo ficou por ali. No fim dos carros no devido lugar fomos tratar dos afazeres de cada um.
Pois toca o telefone e como já é habito tocar tantas vezes a gente não liga, a nosso obrigação é estar de ouvido bem aberto para ouvir no inter-comunicador o que é. Logo passado segundos ouvimos “INCÊNDIO URBANO” ficamos logo como normal com o coração a bater, vamos de seguida a correr para os balneários e diz o motorista “era a brincar”. O primeiro que se farda vai a central buscar os rádios e os dados da ocorrência e quem foi lá buscar fui eu.
Ao Chego à central diz-me o operador a “O.D. Pneus” está arder toda. Nem queria acreditar fui a correr aos balneários e gritei a “O.D. Pneus está arder” , e então vamos a correr para a viatura.Já a mesma a trabalhar arrancamos e só queríamos era colocar os Aricas e a pensar que não dava tempo de lá chegar com ele já montado .
Já no caminho,
Quando damos a volta a rotunda da “ Pizzaria” nem queria acreditar o tamanho das chamas e como aquilo estava a arder.
Ao chegar ao local,
ainda parecia pior a altura das chamas, até parecia que a força da chama abanava as árvores, ao mesmo tempo já se via as pessoas a chorar.Daí em seguida até parecia que ganhamos mais força sigo eu com uma agulheta e um lance de mangueiras para a frente e já o calor se sentia de longe, começamos logo a trabalhar parecia que a água não fazia nada. Pedi eu ainda mais pressão foi meu colega atrás pedir mais pressão e ali ficamos ao portão a proteger as exposições haver senão ardia mais. Nem demos como o tempo passava e já se foram 3000 litros de água ,acabou a água voltamos atrás a ver o que se passava e realmente acabou. Andava nosso motorista a procura de uma boca-de-incêndio ou marco de água e nada.
Passado uns minutos chegou um tanque fomos logo a correr para a frente do fogo novamente aqui com bastante água fui para dentro de um compartimento onde eram pneus novos, atacar o fogo com espuma. Aqui neste intervalo de tempo ainda éramos só 4 Bombeiros o chefe fazia reconhecimento o motorista eu e outro Bombeiro.
Naquele intervalo
tempo de vir espuma e não vir meu colega é que tinha que o fazer indo lá atrás meter o espumífero num aparelho e ai fiquei eu sozinho e cada vez ardia mais, cada vez mais calor. Veio espuma só pensei em avançar e avancei porque do outro lado já havia bombeiros à porta mas não conseguiam entrar então mandei eu para lá a espuma e só ouvia o Chefe dizer “boa, boa, boa”. Ganhei ainda mais força.
Nesse mesmo tempo já estava a querer ceder.
Dentro desse espaço do meu lado direito caíu uns ferros eu com medo corro para trás mas eram tantos pneus no meio que eu caio, só pensei e ainda não me esqueci desta frase “ queres ver que vou ficar aqui”, disse eu mesmo para mim. Levanto-me e volto atrás e aparece o meu colega a chamar-me para recuar e recuei. Já aqui o meu aparelho respiratório fazia o aviso sonoro que a garrafa já estava no fim, vim a correr e o motorista viu logo que eu precisava de um novo, retirou logo da viatura abriu e eu meti-o logo às costas e fui a correr para o portão onde estava o meu colega e ali ficámos os dois.
Passado um tempojá havia mais bombeiros e então recuamos para trás para descansar.
Já à tarde
no fim do incêndio dominado e em fase rescaldo fui ao local onde andei e vi realmente o perigo que era ser bombeiro.
“ Bombeiro não pensa reage logo” é o que eu penso, e muitas pessoas não dão esse valor aos bombeiros.
“Somos Bombeiros de Alcobaça Somos Diferentes”.
Ricardo Santos Barros
Adorei o comentário
ResponderEliminarE parabéns por publicar
Sem ELES que era de nós
Quem nos viria salvar!!!
Sempre tive muito carinho
P´lo trabalho do Bombeiro
Pena é que em Portugal
Ainda há quem diga mal
Desse grande artilheiro
Tantas vezes salvam vidas
Pondo a sua em perigo
Correm desalmadamente
Para chegarem à frente
E enfrentar o "inimigo"
Ricardo! Tu e teus colegas
Merecem grande louvor
Quantos são os que sem ganhar (ou ganhando pouco)
Arriscam a vida por AMOR???
Trabalham horas e horas
Quantas vezes sem comer
Se o incêndio é difícil
Lá estão vocês a sofrer
A sofrer para ajudar
Alguém que está em tormento
Por isso digo e direi sempre
Homens de grande talento
Bombeiro! Não só p´ró fogo
É acidente, é desgraça
Se está a dormir...lá corre
Por tudo isto ELE passa
Associo-me à homenagem
Com muita dedicação
Aos bombeiros e família
Meu abraço do coração.
BJO
Áurea