domingo, 23 de maio de 2010

M 255 - O CANHÃO DA NAZARÉ


O CANHÃO DA NAZARÉ É O MAIOR DESFILADEIRO SUBMARINO DA EUROPA

A imagem do Canhão da Nazaré foi obtida através de um sistema multifeixes de modo a mostrar a morfologia detalhada do canhão nos seus primeiros 5km até uma profundidade de 330m.
A imagem foi obtida pelo Instituto Hidrográfico no âmbito do Projecto SECNA (Estudo Morfo- dinâmico da Cabeça do Canhão da Nazaré) com uma ecosonda de feixes múltiplos SIMRAD EM 950 instalada no UAM “Coral”.
O sistema possui uma largura de feixe de 3.3x 3.3º e um total de 60 feixes, com um ângulo de cobertura de 130º.
A área coberta é de aproximadamente 15km2

O Canhão da Nazaré, como o nome indica fica situado na costa da Nazaré, Portugal.
É o maior desfiladeiro submarino da Europa, tem uma extensão de cerca de 200 km e chega a atingir os 5.000 m de profundidade.
Rico e diverso em vida marinha, tem vindo a ser alvo de vários estudos por parte da Marinha Portuguesa, e várias outras instituições, nacionais e estrangeiras, com o objectivo e como argumento para expansão da "Zona Econômica Exclusiva Portuguesa", ZEE.
Recentemente os pesquisadores encontraram, por exemplo, um tubarão a 3600 metros de profundidade, assim como diversas colónias de corais.
WIKIPÉDIA
Nota de rodapé
O Comandante do submarino U-963 , o Oblt. Rolf-Werner Wentz ,não tinha então acesso à Wikipédia mas, obviamente, que sabia bem onde estava em 20 de Maio de 1945. Não foi por acaso que rumou para os mares da Nazaré...
JERO

1 comentário:

  1. Amigo Jero.
    Só uma pequena achega sobre este Canhão.
    Em frente a S. Pedro de Moel, a isobática (linha no fundo do mar que une pontos com igual profundidade) dos 100 metros está a cerca de 17 Kms...a mesma isobática está somente a 750 metros da Nazaré...e a de 500 metros a apenas 11 Kms da praia da Nazaré.
    Mais ainda convém referir que a de 100 metros já penetra na enseada da Nazaré, começando a notar-se fundos lodosos e de areias grossas.
    Talvez isto ajude a perceber porque o submarino U-963 fosse aqui afundado...os alemães tinham de certeza um bom mapa batimétrico.
    Mas as coisas não ficam por aqui!...
    Um abraço.
    Hélio Matias

    ResponderEliminar