sábado, 15 de maio de 2010

M 251 - ESTAÇÕES Primavera,Verão, Outono, Inverno e ...Valado dos Frades



de Valado dos Frades

A Estação do Caminho de Ferro, integrada na Linha do Oeste, possuía um estatuto muito especial - era uma das mais movimentadas em pessoas e trânsito de mercadorias (por aqui se escoava a maioria dos produtos agrícolas do Valado, bem assim como grande volume das produções industriais de Alcobaça, Benedita, etc., para além de todo o correio de Alcobaça-Nazaré-Valado, que era transportado no comboio correio) e em relação às pessoas, a importância de Alcobaça e Nazaré explicam a grande afluência para além do facto de haver ligações rodoviárias para quase todos os comboios.
Tinha a Estação um dos jardins melhor organizados e tratados, sendo uma campeã nos concursos das Estações Floridas...voltarei a este assunto noutra ocasião.
A frente voltada ao cais de embarque, mostra-nos um rico painel de azulejos, fabricados na Fábrica Aleluia em Aveiro no ano de 1929, assinados AOliveira.
Neles estão representados vistas do Santuário de N. S. da Nazaré, o Mosteiro de Alcobaça e claustros e uma panorâmica da Nazaré.
Só um lamento...o estado de abandono e não tarda de degradação em que tudo se encontra!....
Publicada por Hélio Manuel Coelho Matias em
19:54 0 comentários
Etiquetas Estação Caminho Ferro

Nota:- Encontrei hoje em Alcobaça,à tarde, o meu amigo e companheiro dos velhos tempos do Colégio do Dr.Cabrita, Hélio Matias.

Cada um à sua maneira temos vidas de reformados muito ocupadas...Ficou a promessa de encontrarmos mais vezes e trocar pesquisas, documentos e ...memórias.

Para início desta nova fase das nossas vidas faço-lhe a surpresa de reproduzir uma das postagens do seu blog "Valado dos Frades Hélio Matias". Foi postada em 2009.Infelizmente continua actualizada.O estado de abandono mantém-se!

JERO

1 comentário:

  1. Um abraço para ti Zé Eduardo.
    "Corri" os olhos pelo teu "blog" e...gostei.
    É mais um local de encontro e de troca de ideias, que é coisa que não nos falta, porque penso que ambos sentimos a necessidade de inscrever nas nossas vidas algo que lhanamente queremos partilhar com outros.
    Conhecemo-nos desde o Colégio do Dr Cabrita há mais de 55 anos e...acho que já cultivávamos esta maneira de ser.
    Quanto ao "post" que foste buscar sobre a Estação do Valado, estás à vontade...serve-te!

    ResponderEliminar