IN MEMORIAM
Manuel Bento, guarda redes do Benfica e da Selecção Nacional
1948-2007
O País desportivo( e não só) recebeu com surpresa a notícia da morte súbita de Manuel Bento.
Aconteceu ao princípio da tarde de 1 de Março.
Ataque cardíaco fulminante.
Os jornais nacionais e as televisões referiram desenvolvidamente a notícia, fazendo notar que Manuel Bento tinha festejado alegremente na véspera na festa do 103º.aniversário do Benfica.
Clube de que foi guarda-redes, treinador e…lenda viva.
Foi atleta de um clube com milhões de adeptos e ,com as suas exibições, deu alegrias e foi aplaudido por gerações e gerações de benfiquistas.
Vestiu a camisola do SLB por dezoito épocas! Fez 464 jogos oficiais pelo Benfica.Foi 63 vezes internacional , 23 dos quais como capitão de equipa e fez ainda pela Selecção Nacional 28 jogos consecutivos! Uma carreira notável.
Por falar em gerações diferentes recordamo-nos muito bem do seu único jogo oficial em Alcobaça, na época de 1982-1983. O jogo foi em 5 de Dezembro de 1982 com Estádio Municipal de Alcobaça cheio de um público entusiasta.
Surpreendentemente o Benfica perdeu o primeiro ponto desse Campeonato(com Sven Erickson como treinador) no jogo com o Ginásio de Alcobaça.
Nené marcou primeiro pelo Benfica e, depois de dominar todo o jogo e perder a hipótese de fazer mais meia dúzia de golos, os «encarnados» vieram a consentir o empate a poucos minutos do final do tempo regulamentar.
E foi o guarda redes Manuel Bento que no último minuto, com uma extraordinária defesa, evitou a derrota e um escândalo desportivo. O primeiro classificado esteve à beira perder com o último!
Vi o jogo com meu filho então com 12 anos de idade. Éramos ambos adeptos do Benfica desde pequeninos…
No momento da defesa do Bento ficámos momentaneamente divididos.
Nesse minuto eu torcia inteiramente pelo clube da minha terra – o Ginásio de Alcobaça -e gritei de…frustração. Por o Bento ter evitado o golo.
O meu filho aplaudiu e …foi do Benfica do primeiro ao último minuto.
Nunca mais esqueci esse jogo e essa defesa do Bento.
Bento que foi um jogador especial.
Guerreiro, com fama de mau feitio mas que dava sempre tudo quanto tinha - e não tinha - pelo Benfica.«Com agilidade felina, contumácia, praguejou adversários e sossegou companheiros»
Fica para a história como «o homem de borracha». Pequeno de corpo mas enorme de valentia e elasticidade.
Deixa muitas saudades pois é verdadeiramente …inesquecível.
Ele encarnou a fibra e o valor de um jogador…à Benfica
Partiu cedo.
Tinha 58 anos.
Morreu horas depois da festa de aniversário do seu Benfica.
Ficou a memória …e a lenda. Os campeões não morrem.
Adeus Manuel Bento.
Até sempre… Campeão.
JERO
Sem comentários:
Enviar um comentário