sexta-feira, 1 de junho de 2012

M - 418 ALCOBAÇA VAI RECEBER CONGRESSO INTERNACIONAL DE CISTER


EM MEADOS DO PRÓXIMO MÊS DE JUNHO ALCOBAÇA VAI SER CAPITAL DE CISTER

. Abade Cisterciense na Conferência Inaugural do Congresso Internacional Mosteiros cistercienses

 Os maiores nomes sobre estudos cistercienses nas Universidades Portuguesas e Espanholas, nos Mosteiros do país vizinho e de diversas Academias estarão em Alcobaça entre 14 e 17 de Junho próximo.
Na sessão inaugural de quinta-feira, 14, que terá lugar no Mosteiro de Alcobaça , a partir das 17h30  decorrerá a Conferência de Abertura por Dom Juan Javier Martín Hernández, O.C.S.O., Abade de San Isidro de Dueñas, que abordará um  tema importante uma vez que versa o futuro da Ordem de Cister.
Seguir-se-á pelas 19h00  o concerto de canto e piano por Elena Gragera e Antón Cardó, cujo reportório se fará “an torno al Cister”.
Às 20h00  proceder-se-á à inauguração da Exposição bibliográfica e da Exposição de pintura do Irmão Luís Alvarez, O.C.S.O., na Galeria de Exposições da Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça.
Mais de 80 comunicações, seleccionadas pela Comissão Científica, distribuídas por temas que vão desde a arte à arquitectura até à espiritualidade passando pelo história da Ordem, animarão durante 2 dias plenos a Escola Secundária Inês de Castro.
No Domingo, 17, de manhã, haverá uma visita guiada aos Coutos , que incluirá a Quinta de Valventos e ao Mosteiro de Cós, terminando na Pederneira.
É de extrema relevância para Alcobaça a reunião na cidade de especialistas neste tema, que ultrapassarão uma centena.
A Câmara Municipal de Alcobaça é o principal patrocinador deste Congresso, conjuntamente com a Empresa de Leiria JORLIS, que financiará a impressão das Actas, importantíssimo elemento para estudos futuros.
A iniciativa desta reunião científica deve-se à AMA-Associação de Amigos do Mosteiro de Alcobaça, à Associação Portuguesa de Cister e ao ICOMOS-Portugal.
Também a ADEPA, a ACSIA-Associação Comercial de  Serviços e Industrial de Alcobaça, o IGESPAR-Mosteiro de Alcobaça e a Escola Secundária D.Inês de Castro-Alcobaça colaboram na organização.
Da Comissão de Honra fazem arte personalidades como o Abade Presidente da R. E., D. Isidoro Anguita, OCSO, o Abade de Poblet , D. Josep Alegre, OCist, o Abade de Oseira, D. Juan Javier Martin Hernandez, OCSO, o Bispo D. Carlos Azevedo, o Presidente da Câmara de Alcobaça , Paulo Inácio, o Presidente da Câmara da Nazaré , Jorge Barroso, o P. Damián Yánez Neira, OCSO, o Director do Mosteiro de Alcobaça , Jorge Pereira de Sampaio, Maria Augusta Trindade Ferreira, antiga Directora do Mosteiro de Alcobaça e o Escultor José Aurélio.
Em meados do próximo mês de Junho Alcobaça vai mesmo ser Capital de Cister.
José Eduardo Oliveira
(Comissão Executiva)




Sem comentários:

Enviar um comentário