quarta-feira, 20 de junho de 2012

M - 423 O VENDEDOR DA PROVÍNCIA


O VENDEDOR DA PROVÍNCIA
Num serão caseiro vi recentemente no canal “Hollywood” um filme que tinha como protagonista um vendedor de facas e artigos congéneres.
Os seus métodos de trabalho fizeram-me recordar um vendedor com quem tive o privilégio de trabalhar no início da minha carreira comercial, onde comecei “miúdo” assustado e acabei, 32 anos depois, como sénior experimentado.
O tal vendedor que hoje vou recordar era o “agente da Província”. Tinha a responsabilidade de todo o território de Portugal continental, com excepção das zonas de grande Lisboa e Porto.
Nos anos 70 não existiam as auto-estradas que hoje atravessam o “solo pátrio” por todo o lado e uma viagem para visitar clientes do norte ou do sul do País obrigava a uma estadia de uma ou duas semanas. O viajante da Província vinha a casa – na região de Setúbal - ver a família duas vezes por mês.
Era um trabalhador infantigável e tinha a confiança total dos seus clientes. Quase se pode dizer que, em termos comerciais, ”mandava” em casa do cliente.
O que recomendava como “novidade” era o que o cliente encomendava.
Acompanhei-o n’algumas viagens e ficava espantado como ele era recebido em casa dos clientes. Era uma festa.
Se houvesse estômago para 2 almoços e 3 jantares diários era o que o F.M.Antunes e o “miúdo” da Fábrica tinham que consumir. Cada um, está bem de ver!
Numa viagem de trabalho ao Algarve – no intervalo das visitas aos clientes – o Antunes conduzia-me às pastelarias onde era bem conhecido e encomendava: um café e dois bolos. Para cada um!
Foi por essa e por outras que em poucos anos passei de 80 quilos para um número que não confesso, mas que esteve muito perto dos 3 dígitos…
E tive que arrepiar caminho.
Mas não esqueço as visitas de norte a sul de Portugal com o vendedor da Província.
Os anos passaram.
 O vendedor F.M.Antunes, que fazia longas viagens sozinho, fumava que nem uma chaminé. Não gastava fósforos. Acendia os cigarros uns nos outros…
Um dia sentiu-se mal e resolveu ir ao médico na cidade onde estava, que era Coimbra.
Depois de auscultado respondeu ao inquérito do médico.
- Você fuma muito, não?
-Uns 4 ou 5. Por dia.
-Vá lá. Pensei que era mais.
- 4 ou 5 maços por dia, senhor doutor!
- Oh sua besta. Ou você muda de vida ou escusa de me voltar a entrar pelo consultório dentro.
Não tenho a certeza mas julgo que o Antunes quando me contou esta história de vida me falou num Doutor Bruto da Costa.
O F.M.Antunes que tinha resposta na ponta da língua para tudo confessou-me que daquela vez ficou mudo e quedo…
E veio de novo para a vida e para a estrada.
Mas deixou de fumar cigarros…
Passou a fumar cachimbo e…cigarrilhas!
Já não o vejo há bastante tempo.
Aposentou-se e continua a viver na região de Setúbal.
A vida dos vendedores mudou muito.
Com as modernices que entretanto se instalaram na vida –desde telemóveis a e.mails - já não há tempo nem necessidade para muitos e repetidos almoços comercias.
São os novos tempos.
Ainda hoje me dá vontade rir a ida ao médico em Coimbra (- 4 ou 5 maços por dia!- Oh sua besta não me volto a entrar por aquela porta).
Mas as recordações dos velhos tempos ficaram.
E, como os menos jovens sabem, não há nada tão bom como …os velhos tempos.
JERO




2 comentários:

  1. Hoje ainda não é madrugada, passa pouco da meia noite, por isso boa noite.
    Eu gostei muito deste tema relacionado com a vida de outrora.
    Achei imensa graça (é comum rirmo-nos do mal feito, ou do mau dito.)
    Embora resida na Figueira sou de Montemor-o-Velho,lá vivi até casar e ia periódicamente a Coimbra,lembro-me bem do Dr. Bruto da Costa, não por o conhecer pessoalmente,mas por ser um médico com consultório na cidade.
    "O que eu desconhecia era que o nome afinal lhe assentava na perfeição..."
    Saudações.
    Dilia Maria.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Dilita. Agradeço o seu comentário que só hoje vi e que acrescenta credibilidade à história.Melhores cumprimentos,JERO

    ResponderEliminar