sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

M 333- BOA NOITE ÁUREA

Homenagem a Áurea da Mata no Salão Paroquial


A Áurea da Mata faz anos hoje. Não está fisicamente entre nós mas seria capaz de garantir que está por perto. Julgo até que se poderá dizer que nunca nos deixou. Nos seus 60 anos de 2011 está connosco .Com os seus amigos.Com os seus familiares. A memória que nos deixou foi tão forte que quando dizemos – ou escrevemos – o seu nome “vemos” logo a sua cara sorridente, a sua imagem única e inesquecível.Vejo a Áurea como vejo os meus familiares mais queridos que já me deixaram.
A recordação mais longínqua que tenho da Áurea prende-se com um extraordinário sketch em que fez de saloia que demorou horas a estacionar um burro no Rossio de Alcobaça. Entrou no Auditório da Biblioteca, cheio até à porta, e durante minutos fez parar o tempo. Ainda me lembro da cara do então Presidente da Câmara Dr.Gonçalves Sapinho quase a sufocar de riso contido. Recordo-me como se fosse hoje. Escrevi então no meu jornal de sempre que a Áurea da Mata tinha passado ao lado de uma grande carreira de actriz.
Nos dois últimos anos da sua vida tive o privilégio de estar por perto, nomeadamente, nos encontros de poesia que promoveu na nossa região. Tive-a várias vezes em minha casa onde representou e contou histórias para os meus netos, que a ouviram fascinados.E não a esqueceram.
Guardo a sua última mensagem no meu telemóvel, que me fez dois dias antes da sua cirurgia. Depois fui eu que,já depois da operação, lhe mandei uma mensagem brincalhona pedindo-lhe boas novas e notícias da cirurgia. Que já não teve resposta.Tive então um sentimento brutal de perda que partilhei de forma particularmente emotiva com a Vanda Marques. Foi em Setembro de 2010.Por motivos de força maior não me foi possível estar no seu funeral. No meu subconsciente fiquei com uma recordação mista de constrangimento – porque não estive presente – e com um outro sentimento que tenho dificuldade em definir. Porque não vi o luto e a dor desse dia …a Áurea continua viva.
Aqui.No meu coração.
Foi em Setembro de 2010…mas para mim… não aconteceu.
Parabéns Áurea.E obrigado por tudo.
Por tudo.
Até logo.
Até já.
Até sempre.


JERO


28 de Janeiro de 2011.

1 comentário:

  1. Olá Zé eduardo

    Adorei essa noite, foi recordar a Áurea e toda a sua alegria e força de viver.
    Vanda

    ResponderEliminar