segunda-feira, 4 de outubro de 2010

M 302 - O PREC TAMBÉM PASSOU POR ALCOBAÇA

Fleming de Oliveira volta aos livros e ao PREC!
Está previsto para o próximo dia 30 de Outubro(sábado), a apresentação do novo trabalho de Fleming Oliveira, “NO TEMPO DE SOARES, CUNHAL E OUTROS. O PREC TAMBÉM PASSOU POR ALCOBAÇA”.
A apresentação do novo livro deste advogado há muito anos radicado em Alcobaçaal terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal(15H00).
Este novo livro na sequência da que apresentou com sucesso, em passado recente, sob o título de “NO TEMPO DE SALAZAR, CAETANO E OUTROS. Alcobaça e Portugal”não pretende ser a história dos tempos do PREC em Alcobaça, muito menos em Portugal.
Para os nossos leitores mais jovens esclarecemos que esta sigla(PREC) quer dizer PROCESSO REVOLUCIONÁRIO EM CURSO” e tem a ver com o tempo conturbado que vai do 25 de Abril de 1974 a 25 de Novembro de 1975.
Segundo o autor, que em 1976 foi cabeça de lista pelo PPD(Partido Popular Democrático) nas primeiras eleições autárquicas após a “Revolução de Abril” a grande História do PREC está feita, apesar de díspares interpretações, pelo que dificilmente se poderia trazer aqui algo de factualmente novo.
Fleming de Oliveira optou por outra abordagem e neste seu novo livro irá referir factos sem preocupação de lhes conferir uma ordem cronológica e impressões de alguns protagonistas que estiveram envolvidos no processo do Percurso para a Democracia.
O autor sabe do que fala, leu muito do que se encontra disponível, pesquisou arquivos nacionais e locais, públicos e privados, entrevistou pessoas, recolheu histórias orais interessantes, ainda que eventualmente facciosas de uma experiência que, no contexto global do PREC, se caracterizou por uma peculiar intensidade.
Para Fleming Oliveira, o Estado Novo morreu, está bem e definitivamente enterrado, tal como Salazar.
O PREC representa um passado que não quer passar. Mas, para lá de ressentimentos passionais, que se têm esbatido, existem dados tão objectivos, indiscutíveis e singelos como a melhoria das condições de vida, dos salários, do trabalho e da assistência social.


Sem comentários:

Enviar um comentário