quinta-feira, 9 de setembro de 2010

M 294 - O QUE MARCA CADA GERAÇÃO ?

GERAÇÕES

Ao arrumar recentemente “uns papéis”, que poderão vir a ser um dia parte de um” livro de família” ,encontrei um texto de que já não de lembrava. Apesar de ter sido escrito há uns 4 ou 5 anos pareceu-me actual pelo que resolvi partilhá-lo com a minha mais “recente” família: a do meu blog.
Aqui vai portanto um arrazoado sobre “Gerações”.
A definição que vem nos dicionários refere-nos – entre várias coisas – que GERAÇÃO é descendência, linhagem ,estirpe, ascendência, grau de filiação e conjunto de indivíduos da mesma época.
O que marca cada geração?
Sem dúvida que factos, memórias e afectos à mistura com graus diferentes de cultura, de vivência familiar, de profissões, de horizontes e, porque não reconhecê-lo, de desafogo – ou falta dele – em termos económicos.
No que respeita a factos - internacionais, nacionais ou locais – eles podem marcar obviamente mais do que uma geração, embora possam ter sido na altura – em função das idades – mais ou menos importantes. Podem ter chegado fortes ou ...esfumados no tempo!
Cito um caso pessoal não muito distante no tempo.
Em Março de 2004 esteve num colóquio em Alcobaça o antigo atleta Carlos Lopes (então com 57 anos) que em 1984 foi Campeão Olímpico da Maratona em Los Angeles.
Foi o primeiro atleta português a ganhar uma Medalha de Ouro nuns Jogos Olímpicos .Toda a minha geração ( contava então 44 anos) e com certeza que a anterior e a seguinte retiveram na memória este facto marcante e único nas suas vidas.
Pois em Março de 2004 na Escola Secundária D.Inês, num auditório cheio de jovens dos 15 aos 18 anos o antigo atleta Carlos Lopes, dizia muito pouco ou mesmo nada para aquela geração.
É que já tinham passado 20 anos e os ecos da sua proeza... tinham-se esfumado no tempo!
Com as memórias passa-se o mesmo.
Em 1961 eu estava a cumprir Serviço Militar em Lisboa e ... o Presidente Kennedy foi assassinado em Dallas. Foi um facto longínquo mas que a televisão e os jornais transportaram até mim e ... que mais não esqueci.
Porque foi marcante e... com 21 anos... eu tive a sensação que aquele facto ia mudar o Mundo.
Em 1945 tinha acabado a 2ª. Grande Guerra Mundial – um facto marcante para milhões de pessoas -. Eu tinha 5 anos e... os ecos desse acontecimento tão importante... chegaram-me “esfumados”, embora mais tarde os livros , o cinema e... os acontecimentos da “Guerra Fria “ que se seguiu... me tivessem marcado.
Porque entretanto o tempo passou por mim- o meu grau de cultura aumentou ,a minha situação económica melhorou – e tive oportunidade de cimentar as minhas memórias! Envelhecer também tem algumas vantagens!
E porque participei na Guerra do Ultramar que, como é conhecimento geral ,decorreu entre 1961 e 1974, e afectou milhões de Portugueses também sou mais sensível a outro tipo de factos que a outras pessoas dizem menos.
E isto tudo para dizer que há muito tipo de factos que, dependendo das circunstâncias, nos marcam em “graus” diferentes.
Daí a dificuldade do tema mas também... o seu fascínio.
Os exemplos atrás citados dizem respeito a factos nacionais e internacionais.
Faltam os locais que, na história de uma Família, são obviamente importantes.
E nestes acontecimentos locais funcionam muito os laços do parentesco – os afectos – que nos marcam nas coisas boas e nas más.

As boas recordações da 4ª. Feira de cinzas em Chiqueda, das festas (Senhora dos Enfermos), dos casamentos e ... as tragédias das mortes prematuras resultantes de acidentes, de doenças súbitas!
O orgulho pelos nossos familiares que se distinguiram em feitos desportivos, que conseguiram cursos superiores, que na sua simplicidade, que na sua humildade foram grandes em dignidade e ... passaram à posteridade.
De tudo de bom e...de mau ... que é feita a vida!...
E depois... a importância das profissões!
Os moleiros, os serralheiros – os “artistas do ferro” – das primeira e segunda gerações, os comerciantes bem sucedidos, os empresários, os arquitectos, os políticos, os médicos, os bancários das terceira e quarta gerações!
E os bombistas, os revolucionários, os românticos, os “saudáveis malucos”, os pândegos!
E depois ... a gente anónima!
E... finalmente ... as mães de família, as donas de casa... a gente boa.
O orgulho de ser duma família .Pertencer a um Clã ....
GERAÇÃO é descendência, linhagem ,estirpe, ascendência, grau de filiação e conjunto de indivíduos da mesma época...
Por tudo isto ...é muito importante registar …”para memória futura” … os factos e as memórias que marcaram cada geração de cada Família.
Digo eu...
JERO











Sem comentários:

Enviar um comentário