segunda-feira, 6 de setembro de 2010

M 293 - PERDEMOS A ÁUREA


PERDEMOS A ÁUREA DA MATA

Caros Amigos
Acabei de saber pela Vanda Marques que perdemos hoje a nossa querida amiga Áurea da Mata. A Áurea tinha sido operada dia 3. Trocámos e-mails e mensagens antes do dia 3.Estava confiante e desejosa que chegasse essa "meta" para a ultrapassar. Ainda ontem lhe mandei um SMS brincalhão a perguntar-lhe como estava. Infelizmente já o não deve ter lido.
É um choque brutal para todos nós perder uma pessoa como a Áurea da Mata.À sua maneira era única. Generosa, autêntica. Uma grande mulher . Deixa um lugar vago …nas suas tertúlias…na sua poesia…junto dos seus amigos. E como vão os seus familiares ultrapassar tão grande perda!?
Escrevo a quente…Como gostaria a Áurea que a recordássemos? Julgo que com um sorriso…não é fácil mas vou tentar….Não mais esquecerei a sessão privada que fez, em Alcobaça, para os meus netos Pedro e Mariana representando, como só como ela o sabia fazer, a Zebra Camila.
Foi uma noite inesquecível que...nada pode pagar.
Obrigada Áurea.
JERO

(Na foto,à esquerda, com o seu parceiro Pedro,na sua Tertulia de Poesia, no Armazém das Artes,em Alcobaça).

Em sua semória e com todo o respeito pelos seus familiares reproduzo seguidamente os últimos mails que trocámos.


Quem havia de dizer que seriam os últimos…
------------------------------------------------------------------------------
Jero
Não mereço tanto, do que tenho recebi dos meus amigos...
é verdade que começou mesmo a contagem decrescente. quinta, bem cedinho , lá vou eu.
Que Deus proteja também, quem vai ficar a pensar muito em mim e a quem faço tanta falta!!!!!!
bjo e obrigado
________________________________________
Date: Mon, 30 Aug 2010 23:59:48 +0100
From: jotajero@sapo.pt
To: aureamata100@hotmail.com
Subject: Re: Dia 3 De Setembro....
Boa noite Amiga
Se é como eu, e julgo que sim, começou a contagem decrescente para o grande dia.
Que chegue depressa o dia 3 de Setembro.
Para todos que lhe querem bem a possam visitar, abraçar e ver sorrir.
E que possa começar uma nova contagem...na sua vida. Com fé, esperança e saúde.
Todos precisamos de si.
Até breve.
JERO


Citando aurea mata :
Olá amigos!!!
Dia 3 vai ser o dia
Em que vou ser operada
Tanta vez pedi mais cedo
Mas era opção errada


Segundo o que há 15 dias
O médico me disse como era
Primeiro há um tratamento
E só depois se opera


Muitas vezes os doentes
Sofrem por antecipação
Mas eles também não tem tempo
P’ra tanta explicação


É no dia dos 6 anos
Da minha querida neta
Mas calhou e tem de ser
Embora lhe custe!!!P’la certa!!!!


Só peço a Deus que corra bem, para não ficar muito tempo no hospital e poder ficar junto de quem muito precisa de mim.
A Sofia vai dia13 para Barcelona e eu desejava muito que a Carla e a Bruna já me tivessem por perto...
Vamos ACREDITAR! ACREDITAR.....
Grande beijinho e obrigado a todos pela vossa força, que tem sido muito importante para mim.
Áurea
___________________________________________________________________________


CONTADORA DE HISTÓRIAS
– “Foi mesmo assim!
A tão esperada visita da nossa amiga Áurea da Mata, foi pura magia: misteriosa, rápida, mas muito intensa e divertida!
 Uma perfeita poetisa e contadora de histórias com uma caixinha, mágica também!
 Ninguém estava à espera que de repente entrasse uma zebra no nosso Jardim de Infância da Tremoceira, mas entrou!
Era a Zebra Camila, que contou a sua história de quando o vento, bandido, lhe roubou 7 riscas do seu vestido! Chorou 7 lágrimas por as ter perdido, mas teve 7 amigos que a ajudaram, partilhando com ela algo de seu!
 Os pequenos gostaram muito da história, das rimas que ela tinha dentro, das perguntas e respostas e da canção que a Áurea cantava a fazer de conta que era a Zebra Camila.
Depois saiu da sala e logo de seguida já não era a Áurea que entrava, mas um ratinho (bastante grande...) que contava a história “A que sabe a lua?”.
 Nesta história a amizade e o companheirismo de diversos animais , dos maiores aos mais pequenos, é o que vai ser mesmo necessário para poderem saborear um pedacinho da lua, que afinal sabia àquilo a que cada um deles mais gostava. E dentro desta surpresa, uma outra surpresa que a Áurea nos trouxe: luas que se podiam comer e que souberam a coisas belas como estrelas, abraços, sorrisos, beijinhos...!
 Foi uma surpresa integrada na Semana da Leitura do Plano Nacional de Leitura e no Mês da Poesia do Município de Porto de Mós.
Obrigado Áurea da Mata! A tua visita foi muito especial para todos nós!” Retirado do blog “Pequenos Jornalistas” escrito pela educadora Graça onde a talentosa turquelense e nossa grande amiga foi contar 2 histórias, gostamos tanto do êxito que estamos a partilhar com todos vós...
In O PEQUENO MONTE CAMINHA SÓ! (postado em 8 de Abril 2010)
Blogue de opinião politica local (e não só) dedicado à Freguesia de Turquel



ATÉ SEMPRE...ÁUREA.



Última hora:
O funeral da nossa Amiga realizar-se-á amanhã, dia 7 (3ª.feira), pelas 17H00,para o Cemitério de Turquel.

4 comentários:

  1. Estou insonsolável.
    Eu sei que hoje vou procurar com os meus filhos uma nova estrelinha no céu, a mais brilhante e sorridente é a Áurea
    Vanda

    ResponderEliminar
  2. Dificil digerir uma perda mas, lembrem-se: é apenas um....até um dia!

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Não o conheço, mas queria aproveitar a oportunidade de prestar uma sentida homenagem àquela a quem eu chamava desde os meus 3 anos de vida: Mamã Cabritinha! Partiu um Coração enorme, tenho a certeza de que foi espalhar boa disposição para o Céu mas num mundo tão cinzento que é o nosso, acho que faria mais falta junto de nós!
    Até um dia querida Mamã Cabritinha!
    Dora Pinto

    ResponderEliminar
  4. Linda homenagem que aqui presta à nossa amiga Aurea, companheira, solidária e amiga sempre presente junto de quem mais dela presisava.
    Grande coragem, imensa alegria e uma enorme força de viver, tenho a honra de ser sua amiga e colega de trabalho durante muitos, muitos anos.
    Fui vê-la agora, estava com um sorriso maroto e muito serena.
    Certa de que encontrou a serenidade e felicidade no plano espiritual onde anda concerteza a fazer uma roda de alegria e jogos no céu.
    Até sempre

    ResponderEliminar