segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

M 470 UMA QUESTÃO DE CONTAS...

CARTA DE TRACTOR...

Esta história verídica teve como protagonista 

um indivíduo algo ingénuo do interior norte ( profundo) que evidenciava, nitidamente, um claro deficit de neurónios e que por isso mesmo nunca deveria ter sido sujeito a situações como as da vivência de uma guerra...


Teríamos uns 13, 14 meses de presença sofrida mas também pejada de situações roçando o estatuto de hilariantes e simultaneamente tristes como esta que ora vos conto...

Determinado soldado, casado,recebeu uma carta de casa onde o informavam de que iria ser pai...

Irradiando uma satisfação do tamanho do mundo ,o soldado em questão, sorriso rasgado de orelha a orelha, mostrou a missiva a um dos seus amigos mais chegados...

-Vês,pá... Vou ser pai!


Só peço a deus que me deixe chegar são e salvo à terra p`ra conhecer o meu filho que está para chegar...

-Como ?
Olha lá pá, retorquiu-lhe o amigo...
Com quantos meses de gravidez está a tua mulher ?

-Sei lá !

Falando para os seus botões, o amigo murmurava...

-Como hei-de dizer a este pobre, a este caramelo, que o filho não é dele?

- Tu sabes há quantos meses estamos na guiné ?

-Isso sei !

"Cheguemos" no dia de santo antónio... Depois disso já beio o natal e outro santo antónio... Ora deixa cá ver, são...

-São mais de treze meses, pá...
Então como é que é possível essa gravidez vir de ti...
Sabes quantos meses tem ela de barriga?
Tu não vês que a gravidez demora apenas nove meses e tu já cá estás vai para catorze sem ir a casa ...

-Sei lá! Eu disso de meses num percebo nada !

-Olha que essa mulher não serve p`ra ti, pá...

-Num serbe proquê ?

-Se ela gostasse de ti não te tinha feito o que fez...

-Que é que ela fez?
Ela fez, ela fez...quem fez foi a irmã dela...

-A irmã dela? A tua cunhada? Já não estou a perceber nada...

Foi assim: eu andava enrabiscado com a irmã dela, mas a gaja meteu-se com um tipo lá da terra ...
Quando fui no domingo de páscoa a namorar, ela tinha fugido c`o tal gajo...

- E quem foi que te contou?

- Foi a que agora é minha mulher...
Disse-me : olha, a minha irmã, pôs-tos...

-Ela quê ? Ela quê ?

-Deixa lá rapaz, deixa lá que tu não merecias isso...
Se tu quiseres posso fazer as vezes dela...

-Se ela quis ir embora, pois boa biaje...

"Comecemos" a namoriscar os dois ambos e "casemos" quinze dias antes de eu bir p`ra cá...



Foi assim a modos que uma bingança contra a irmã.
Casei-me cum esta que é mais belha ...

-Que idade tem ela?

Num sei bem mas tem uns trinta e tal...

Mas num fiquei a perder pois tem carta de tractor...


Manuel Maia

Sem comentários:

Enviar um comentário