quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

M - 406 MORREU O GERARDO

MORREU O CAROLA Nº. 1 DE ALCOBAÇA
O BOMBEIRO 18 A
O CIDADÃO EXEMPLAR ANTÓNIO CARVALHO GERARDO

15.Junho.1937/30.Janeiro.2012

Depois de longa e penosa doença, que o reteve cerca de 3 anos num leito da Misericórdia de Alcobaça, faleceu em 30 de Janeiro de 2012 .Contava 74 anos.
Não é facil falar deste homem sem esconder emoção. Visitámos a sua "última casa" em vida há cerca de mês e meio.
O Gerardo, que foi toda a vida um homem pacífico e bom, vivia revoltado nos meses que que antecederam a sua partida.
Com a ajuda da Directora Maria da Luz conseguimos estar à conversa com o António durante uns minutos. Oferecemos-lhe um livro que, entre várias histórias, recordava os jogos do "Cabeço". Quando lhe recordámos que ele jogava a avançado-centro em cima da linha de baliza do "adversário", de imediato se lembrou do Palma Rodrigues, o guarda-redes.Juntamente com o Provedor João Carreira falámos de outros tempos e o Gerardo deu resposta certa e imediata a vários temas:"Paguei 12 contos para o Carlos Lopes correr em Alcobaça", foi uma das suas "tiradas".
 Saímos do seu quarto sentindo que toda aquela gente que o rodeava o estimava e o tratava o melhor possível.
 Foi uma "despedida".
 Até sairmos da "Misericórdia"não nos foi possível deixar de lamentar, com quem nos acompanhou na visita ,como a vida estava a ser cruel para um homem tão bom .
 A história de vida do António Carvalho Gerardo atingiu algumas patamares invulgares.
Nasceu em Chiqueda de origens humildes e 3 décadas depois de ter ingressado na Resinagem Nacional, como moço de recados, sentava-se à mesa de reuniões da empresa como adjunto da administração!
Em 12 de Fevereiro de 1982 foi organizado em sua honra um almoço de homenagem. Em Santo Antão, na Batalha, 125 amigos elegeram-no como o carola nº. 1 de Alcobaça.


O ALCOA publicou então 3 artigos onde se referia a presença imprescindível de António Gerardo  em comissões organizadoras das Feiras de São Bernardo, no Carnaval, nas festas dos Santos Populares, na Volta à Portugal em Bicicleta, nos Grandes Prémios de Atletismo, nos jogos de Andebol, no Futebol de Salão, no Tiro aos Pratos, etc, etc..
Durante anos e anos pertenceu a direcções dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça. Era carinhosamente tratado pelo Bombeiro "18A".Também aí foi distinguido e homenageado com "Bombeiro Honorário".
Permaneceu solteiro e pode-se dizer que dedicou a sua vida a causas sociais da sua Alcobaça.

O Carola nº. 1 deixou em aberto um lugar muito difícil de preencher.
Alcobaça fica-lhe a dever muito.
Adeus Amigo.
E mais uma vez muito obrigado por tudo quanto fizeste pela nossa Alcobaça.
JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário