domingo, 28 de agosto de 2011

M - 370 VANDA MARQUES À CONQUISTA DA SUIÇA

Em visita à Suiça Vanda Furtado Marques divulga História de Portugal

Em tempo de férias estivemos em São Martinho do Porto com a escritora alcobacense Vanda Furtado Marques.
Anunciou-nos com indisfarçável alegria que iria estar na Suíça entre os dias 27 de Agosto e 3 de Setembro. Contou-nos que essa viagem de sonho acontecia a convite da livraria Lusolivro, livraria portuguesa em Zurique e de um grupo professoras de Português na Suíça.

O principal objectivo seria divulgar a História de Portugal, levando até à comunidade portuguesa, os principais episódios da História: O amor de Pedro e Inês, O Milagre das Rosas, a Inclita geração, D. Nuno e a Batalha de Aljubarrota, tal como algumas lendas que fazem parte do imaginário português: A Padeira de Aljubarrota e D. Fuas e o Milagre da Nossa Senhora da Nazaré.
A autora alcobacense, que desde há uns anos vive e trabalha na Benedita, levou na sua bagagem os seus adereços para permitir às crianças e aos adultos reviverem estes episódios de forma mais envolvente e mágica.
Desejámos-lhe obviamente as maiores felicidades e cá a esperamos para ouvir as suas impressões.


À despedida fez questão de nos assegurar que seria com todo o carinho que iria tentar mostrar o papel fulcral da História de Portugal no Mundo e da importância da preservação das lendas e tradições, "que são os nossos fios de memória".
E como não brinca em serviço tinha preparado para o que desse e viesse uma lenda helvética.



Guilherme Tell


Este Herói lendário da Helvécia é companheiro de Robin Hood no que diz respeito a arte com a flecha. Mas por mais que ambos fossem europeus, suas histórias nunca se entrecruzaram.


Conta a história que Guilherme Tell era um caçador com célebres qualidades de arqueiro. Ele morava junto com seu filho na Suíça, onde governava o autoritário Gessler . Este, em sua arrogância, tinha prazer em amedrontar o povo. Em uma das suas atitudes, mandou erguer no centro da cidade um enorme poste, onde colocou exposto seu chapéu. De acordo com as ordens de Gessler, todos deveriam se curvar ao passar pelo poste. O povo, com medo, obedecia tal ordem.
Entretanto um citadino não se sujeitava a tal ordem. Guilherme Tell não tinha medo do impiedoso governante, e por sua vez não se curvava para o chapéu. E assim fazia diariamente. Entretanto, em um dia, o Gessler estava junto ao seu chapéu e assistiu à desobediência de Tell, que passava com seu filho de 8 anos.
Em um gesto brutal, o governante mandou seus guardas interceptarem Guilherme. Por não ter se curvado, o Gessler condenava o caçador a morte. Entretanto havia uma chance de salvar-se. Em frente a toda a população, o filho de Guilherme foi colocado contra uma parede e em sua cabeça colocaram uma maçã. Teria Guilherme o dever de acertar a maçã com uma flecha, estando ele a uma grande distância do menino. O fracasso no desafio representava a morte. Sem esbravejar, o filho postou-se com a maçã e com breves palavras encorajou o pai.
Tell, com precisão e muito receio, procurou o longínquo alvo. Ao soltar a flecha, que voou de sua besta, o único alvo atingido foi a maçã, sem ferir a criança. Sob os olhos atentos da população, o governante assistiu o sucesso do caçador, que pode sair de mãos dadas com o seu filho.
Wilhelm Tell, nome original deste herói, é personagem do alemão Johann Christoph Friedrich von Schiller, que além de poeta é dramaturgo e filósofo.
A história de Schiller foi base para Rossini compor sua ôpera homônima. Guilherme é personagem vivo de peças teatrais e concertos de música
A Suíça adotou este arqueiro, que com bravura é lembrado nos monumentos e prédios das cidades onde seu espírito ainda vive.


Vanda Furtado Marques é um caso de sucesso que não espanta de todo quem a conhece e sabe do seu valor.
 Até breve Vanda.


JERO
















Sem comentários:

Enviar um comentário