sexta-feira, 13 de agosto de 2010

M 288-GRANDE MANIFESTAÇÃO DE PESAR NO FUNERAL DO SUBCHEFE JOÃO POMBO

ALCOBAÇA DIGNIFICOU-SE HONRANDO OS SEUS BOMBEIROS


Alcobaça inteira associou-se ao luto dos seus Bombeiros e esteve presente no funeral do abnegado soldado da paz João Pombo. Centenas de pessoas estiveram na missa de corpo presente celebrada no Mosteiro de Alcobaça a meio da manhã de 11 de Agosto. O Padre Carlos Jorge Vicente interpretou na sua homilia a dor dos nossos Bombeiros e a grande dignidade com que desempenham a sua abnegada missão, sacrificando muitas vezes a sua própria vida em prol do interesse da comunidade.
A Nave Central do nosso grandioso Mosteiro esteve cheia de bombeiros, irmãos no luto de todos os alcobacenses que quiseram despedir-se do João Pombo.
A salva de palmas com que no final da cerimónia religiosa foi saudada a memória do subchefe João Vitor Pombo da Silva Domingos foi um gestos mais bonitos e comoventes que tivemos oportunidade de assistir na nossa vida. .”Morreu abraçado à causa que jurou” foi a frase final da emocionada e sentida saudação de José Manuel Moura, comandante distrital de operações de socorro de Leiria.
Estivemos perto de muitos bombeiros que com os seus guiões acompanharam a saída da urna do João Pombo no final da Missa. Muitos não conseguiam deixar de chorar. Apeteceu-nos tocar-lhes e dizer –lhes que todos nós estávamos com eles.
Organizado o cortejo fúnebre a caminho do Cemitério de Alcobaça foi impressionante ver o mar de gente que acompanhou o João Pombo e os seus. Mulher, filhos, irmãos, sobrinhos e bombeiros. De Alcobaça e de Portugal.
Nunca vimos em Alcobaça manifestação de pesar como naquele dia 11 de Agosto.
As pessoas juntavam-se nos passeios, amontoavam-se nas janelas e varandas das suas casas para bater palmas e acenar com lenços. Os “gemidos” da sirene do quartel dos Bombeiros atravessavam os ares, dando voz e tom à dor dos que acompanhavam à ultima morada o João Pombo.
Gente anónima e gente importante. Muitas figuras públicas quiseram estar presentes : Ministro da Administração Interna , Secretário de Estado da Protecção Civil, Governadores Civis, Presidentes de Câmara e Responsáveis Nacionais da Liga dos Bombeiros
Presenças que foram importantes e significativas para os nossos Bombeiros e para a comunidade alcobacense.
Alcobaça dignificou-se honrando de maneira exemplar a memória de João Pombo , que foi o primeiro bombeiro a morrer em serviço em 122 anos de história da Associação de Bombeiros Voluntários de Alcobaça.
A comunidade alcobacense contraiu com os seus Bombeiros uma enorme dívida de gratidão. Atrevemo-nos a dizer uma dívida de gratidão eterna.


ALCOBAÇA ESTÁ E ESTARÁ SEMPRE COM OS SEUS BOMBEIROS.

JERO

5 comentários:

  1. Amigo Jero.
    Achei interessante o teu post!
    Achei interessante teres referido que Alcobaça estava lá em peso!
    Achei interessante que também estivessem diferentes entidades oficiais!
    ...Mas acho DESINTERESSANTE que ninguém ligue aos BOMBEIROS...a não ser nestas desgraças (deve ser para aparecer na foto)...que tenham que mendigar com rifas e peditórios no Natal!
    Claro que me estou a referir às entidades oficiais...um bando de hipócritas...que a esta hora já esqueceram os BOMBEIROS.
    O meu lamento pelo Pombo!
    Quando temos um exército inoperante e que para nada serve...olha ponham-no a fazer serviço de bombeiros...ao menos sempre produzem algo e justificam o nosso dinheiro!
    Abraço.
    HCM

    ResponderEliminar
  2. Caro JERO
    Bonitas palavras dispensadas ao João Pombo merecedor do nosso respeito e devota atenção. Através delas expressou o nosso sentimento por tão abnegados homens e mulheres que servem os Bombeiros Voluntários de todo o País. Eu próprio, embora não tendo envergado essa honrosa farda, servi uma Corporação de Bombeiros Voluntários durante 14 anos e sei bem e por dentro das dificuldades existentes, por isso também me encontro em situação de discordar com a proposta do Hélio Matias: Amigo Matias para se ser Bombeiro Voluntário é necessário sentir a tarefa, é preciso vir do nosso âmago, é do nosso interior que brota essa força para a luta pelo que, em principio, no dia em que colocarem militares a fazer esse serviço teremos mais mortes a lamentar a não ser que formem uma, ou mais, unidades militares de voluntários bombeiros onde a instrução seja toda ela vocacionada para este serviço especifico, onde para além da teoria de cursos seja implementada e entrosada a prática dos mais variados serviços que aos Bombeiros Voluntários está adstrita.
    Da mesma forma que aos militares é direccionada uma arma, cavalaria, infantaria, etc., de igual forma poderia ser criada uma “arma”, Bombeiros, só que esta teria de ser voluntária pois para o desempenho cabal deste tipo de serviços só por gosto e vocação. Não se pode, seria um erro, obrigar pessoas sem vocação a desempenhar essas funções.
    O combate a um fogo obedece a estratégia, coragem, querer, mas sobretudo a humildade e encarar o fogo como um inimigo atroz e sem piedade, para além de tentar compreender e antecipar as suas vicissitudes por vezes, tantas vezes, abstractas e sem lógica.
    Quanto á hipocrisia dos nossos mandantes poderá acrescentar outros adjectivos similares pois é o que têm demonstrado… coitadinhos, tiveram de interromper as férias… e para quê, para nos informarem que estava tudo sobre controlo. Já o sabíamos pois estavam lá os verdadeiros heróis, pelo que para nos fornecerem essa informação poderiam ter continuado a bronzear-se sem se incomodarem. Enfim… chegaram, reuniram, falaram sem nada dizerem e foram-se… para continuar as férias. Desculpem se foram incomodados.
    A.Justiça

    ResponderEliminar
  3. Amigo Jero.
    Só um esclarecimento para o comentário de A. Justiça:
    Claro que os militares que NADA FAZEM....teriam de ter recebido preparação e instrução para Bombeiro!
    Teríamos pois não militares de cavalaria, infantaria, etc...mas militares da arma de Bombeiros...isto sim era rentabilizar de 2 maneiras o erário público.
    O A. Justiça não foi por acaso Professor na Escola Secundária D. Inês de Castro em Alcobaça e era bombeiro em S. Martinho?!
    Abraço.
    HCM

    ResponderEliminar
  4. Caro JERO
    Poderá parecer que, tanto eu como o amigo Matias, estamos a usar e abusar do seu Blog para troca de impressões mas foi o senhor que abriu esta janela e, já que nos debruçamos sobre o parapeito para uma amena troca de opiniões digo que concordo plenamente com o que foi dito. Por outro lado convém informar que não sou o Justiça que refere mas sim o irmão, ele sim, foi Comandante dos Voluntários de S. Martinho durante uns anos e mais tarde, a convite, passou a ser 2º. Comandante dos Voluntários das Caldas, posto que continua a exercer só que agora no Quadro Honorário. Eu fui apenas Presidente da Associação durante 14 anos.
    A. Justiça

    ResponderEliminar
  5. Amigo Jero o Mundo é pequeno sem querer encontrei um irmão do meu colega Justiça da Escola D Inês de Castro de Alcobaça.
    Sobre os Bombeiros parece-me que dissemos tudo...concordando.
    Dê um abraço ao seu irmão...e felicidades para si.
    Abraço.
    HCM

    ResponderEliminar