quarta-feira, 19 de outubro de 2011

M 379 CAPUCHOS

CAPUCHOS

O Concílio de Trento termina em 1563 ,após dezoito anos de trabalho com algumas interrupções.
Em 1566 o Comendatário D. Henrique trás para os Coutos Franciscanos, Capuchinhos, e instala-os na encosta de Chiqueda onde constroem um primeiro Convento dedicado a Santa Maria Madalena, reedificando-o no mesmo local em 1639.
Os Decretos do Concílio chegam às mãos do Abade Comendatário, Cardeal D.Henrique, em 1564 e nele se determinaram alterações profundas na liturgia e nos procedimentos até aí adoptados.
A eucaristia irá a partir desta data ter um lugar primordial na Igreja e com ela serão exigidos novos símbolos para o ritual da missa. Custódias , tabernáculos e novos altares serão fabricados para o serviço de Deus e grandeza do seu povo.
Os camponeses dos Coutos poderão a partir de agora, embora com restrições, assistir às missas na Igreja do Mosteiro.
A Cerca de Dentro já não se inicia na Porta de Fora, todo o limite poente é agora a fachada do Mosteiro.
O Palácio Abacial e a Portaria, o muro do Claustro virado a Este e a fachada simples da Igreja , ainda sem Torres Sineiras é o limite monástico. Haveria provavelmente um sino dirigido ao povo numa torre que a arqueologia parece aceitar “encostada” à Sala dos Reis, antes desta existir.
 Mas não há certezas cronológicas, por enquanto.
Os Capuchos são uma Ordem Mendicante que exerce o seu trabalho no terreno, apoiando corpos e almas, Cister é uma Ordem contemplativa interior.
 Até então o exercício do apostolado nos Coutos é feito pelas paróquias.
Terá o Cardeal pensado que os Capuchinhos poderiam ajudar nos cuidados com os crentes ?
Na enfermaria nova de Alcobaça há lugar cativo para os doentes capuchos sem distinção para com os cistercienses .

Os franciscanos têm dois ramos, os conventuais e os observantes , e é destes últimos que derivam os capuchinhos, monges de vida claustral, penitentes rigorosos mas prosélitos da palavra de Deus.


 A Igreja do Convento a  que hoje vanos, tem raizes em 1639 e foi vandalizado durante dezenas de anos no sec. XIX após a extinção das Ordens.


Hoje ,na posse de particulares que o estimam, tem o figurino habitual dos franciscanos, pátio e galilé com três arcos. No seu interior havia um importante acervo de azulejos de tapete que desapareceu.

Rui Rasquilho

Sem comentários:

Enviar um comentário