O Claustro do Palácio Abacial construído em Alcobaça em meados do sec. XVI é a primeira ruptura com a arte medieval usada na obra monástica cisterciense.
Vasali cria em 1550 o termo “rinascità” mas teríamos de esperar até ao primeiro quarto do século XIX para o modelo da Renascença ser considerado um estilo.
O Palácio do Comendatário Abade D.Henrique, Cardeal e Príncipe, é construído na segunda metade do sec. XVI, desenvolvendo no seu interior um claustro de alta-renascença (1520-30).
A cultura renascentista tudo deve ao humanismo de filósofos, artistas, cientistas, enfim homens de cultura como o foi o Príncipe Henrique, que com o seu palácio concluído seria Rei de Portugal, devido à morte do sobrinho em Alcácer-Quibir.
Desconhece-se o nome do arquitecto que desenhou o Palácio e o seu belíssimo Claustro, mas parece ter-se inspirado em Bramante que em 1504 tinha terminado o Claustro de Santa Maria Della Pace em Roma.
Claustro D.Afonso VI em Alcobaça
As semelhanças são flagrantes na forma como adaptaram os elementos da Antiguidade Clássica, havendo uma forte possibilidade do arquitecto que traçou o Palácio de Alcobaça ter passado algum tempo em Roma.
O Claustro italiano tem 16 arcos de volta perfeita, que repousam em pilares nórdicos. O de Alcobaça tem 12 arcos ainda mais expressivos.
Os pilares dóricos têm adossados quer em Alcobaça quer em Roma pilastras jónicas que sustentam um friso e sobre ele o varandim do sobreclaustro. No Claustro do Palácio do Cardeal colunas de capital dórico sustentam o entablamento com decoração de feição também dórica.
Em Santa Maria Della Pace (2ª.foto, à direita) o sobreclaustro apresenta também colunas,estas com capitel coríntio intercalando com pilastras.
O entablamento de Roma regista um avançamento da cornija enquanto Alcobaça possui uma cornija mais leve com gárgulas geométricas.
Esperando-se que as ilustrações ajudem a compreender as semelhanças flagrantes pede-se uma visita ao Claustro do Palácio, onde é fácil aceder se for às casas de banho.
Mas a verdade é esta. Temos em Alcobaça um claustro de alta renascença com grande qualidade e que ,por equívoco, leva a denominar de D.Afonso VI.
Rui Rasquilho
Sem comentários:
Enviar um comentário