terça-feira, 31 de maio de 2011

M - 357 VIOLÊNCIA JUVENIL

«Tiraram o poder aos professores»

Quando entrei no “Café” a discussão ia animada.
O tema tinha a ver com as recentes “cenas” de agressão entre jovens: a das duas miúdas contra uma, com direito a filmagem, e a miúda de 14 anos que foi agredida com um x-acto por outra jovem de 17 anos por causa de um cigarro de “coca”!
Toda o País tinha visto na televisão e as pessoas do “Café”, quase todas com aparência de mais de 60 anos, estavam indignadas e interrogavam-se como é que se tinha chegado a este estado de coisas.
Todos tinham sido jovens, todos tinham feito as suas asneiras mas ver miúdas com 15 e 16 anos a pontear vezes sem contra uma outra de apenas 13 anos…tinha sido uma coisa nunca vista. E um matulão de 18 anos a filmar e mais alguns mirones do mesmo escalão etário a gozar o “prato” sem mexer um dedo para tentar acabar com a pancadaria…era demais! E minutos depois estava no youtube e no facebook! Mas afinal o que se passa com a gente nova!?
Fez-se um silêncio e ouviu-se a voz pausada do dono do”Café”.
«Tudo isto acontece porque na Escola tiraram o poder aos Professores».
A conversa passou para a cena do x-acto e para as declarações entretanto ouvidas da boca do Bastonário da Ordem dos Advogados:- «Prisão preventiva para jovens de 16 e 18 anos tinha sido terrorismo do Estado».
Bebi a minha “bica” e fui andando, dizendo para os meus botões que o sr. Bastonário se calhar não diria o mesmo se visse uma sua filha ou sobrinha ponteada daquela maneira cruel.
Pensava eu, que sou antiquado, e que li nos jornais que a adolescente, durante 50 segundos foi pontapeada em várias zonas do corpo, inclusivamente no rosto e na cabeça, e foi submetida a exames médico-legais no Instituto de Medicina Legal de Lisboa.
Mas a frase do dono do “Café” não me saia da cabeça: «Tudo isto acontece porque na Escola tiraram o poder aos Professores».
Pensando bem subscrevo e assino por baixo.
No meu tempo de jovem um Professor abria os olhos e ouvia-se o silêncio.
E se alguma coisa de “mal feito” acontecia na Escola ou nas suas imediações os Pais “confirmavam” a reprimenda do Professor e agradeciam-lhe.
E em caso de repetição …que as mãos não lhe doessem.


Hoje os Professores se dizem alguma coisa de menos agradável aos seus alunos arriscam-se a ser agredidos. E os pais rapidamente passam pela Escola para pedir “satisfações”…
Velhos tempos e …novos tempos.
Não deviam ter tirado o poder aos Professores!
JERO









1 comentário:

  1. E eu concordo contigo, inteiramente, e com o dono do café, meu caro amigo!

    ResponderEliminar