terça-feira, 6 de julho de 2010

M 274 - ALCOBACENSES ILUSTRES DOS NOSSOS DIAS


José Afonso Furtado

Uma voz amiga deu-me conhecimento que José Afonso Furtado esteve recentemente a participar num debate que teve lugar nos primeiros dias de Julho corrente na Feira do Livro de Viana do Castelo. Nesse debate ,sobre o tema “O livro impresso na era digital”, estiveram ainda presentes outros “pesos pesados” da cultura portuguesa. A saber :José Pacheco Pereira e Carlos Pinto Coelho.
O meu amigo , que é da geração de José Afonso Furtado, questionou-me : Como é um alcobacense deste nível nunca foi convidado para nada em Alcobaça? Não soube responder.
Mas …para memória futura…fica aqui o alerta.
JERO


E quem é este senhor que participa em debates em Feiras do Livro?
José Afonso Furtado nasceu em Alcobaça em 1953. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian desde 1992.
Tem assegurado a cadeira de «Sociologia do Livro e da Leitura» no Curso de Especialização de Técnicas Editoriais da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Universidade de Lisboa.
Membro do Painel de Avaliação da Medida 2.2 ( Conteúdos.Pt) do Programa Operacional Sociedade de Informação.Membro do Conselho Consultivo do Centro Português de Fotografia (Ministério da Cultura).Membro do Conselho Superior de Bibliotecas.


Publicações:


• O que é o Livro, Difusão Cultural, Lisboa, 1995
• Os Livros e as Leituras. Novas Ecologias da Informação, Livros e Leituras, Lisboa 2000.


Participações em Conferências e Seminários (2000/2002):


• Conferência “A Edição no Mundo Digital. Questões de Código e de Controlo”, I Colóquio Internacional Ciência, Natureza e Tecnoética (Coordenação científica de Hermínio Martins e de José Luís Garcia), Cascais, 28 e 29 de Setembro de 2001.
• Conferência “Os Futuros do Livro e os Novos Suportes”, Pontes da literatura para o mundo, Porto 2001, 20 de Julho de 2001.
• Participou como perito convidado (“expert witness”) na “public hearing” promovida pelo Parlamento Europeu (Committe on Culture, Youth, Education, The Media and Sport) sobre Reading and Electronic Books onde fez uma apresentação: «Electronic Publishing: a state of affairs». (Bruxelas, 25 de Junho de 2001).
• Conferência “Os Futuros da Leitura”, 1º Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, Instituto Politécnico de Leiria, 17 e 18 de Abril de 2001.
• Conferência “O Livro e a Edição na Era Digital”, Jornadas sobre As Novas Tecnologias e a Biblioteca. A Edição Electrónica, Biblioteca Nacional, 15 e 16 de março de 2001.
• Conferência “Edição no novo milénio: A experiência do «Print on Demand»”, Microlib 2000, 27 a 30 de Junho de 2000, Lisboa.
• Conferência “O Circuito do Livro e as Bibliotecas na Era Digital”, Grupo Trabalho de de Tecnologias de Informação da BAD, Departamento de Gestão da Universidade Nova, 5 de Abril de 2000.







1 comentário:

  1. Meu caro Jero

    Levantas aquí uma questão muito interessante, sobre a o esquecimento a que Alcobaça votou o José Afonso Furtado e não só, pois haverá mais nessa situação.
    Foi com prazer que o vi aqui no teu blogue, pois não o via à muitos anos.
    Um abraço
    Juvenal Amado

    ResponderEliminar