sexta-feira, 16 de setembro de 2011

M 374 - UM CLAUSTRO DE ALTA RENASCENÇA EM ALCOBAÇA

UM CLAUSTRO DE ALTA RENASCENÇA

O Claustro do Palácio Abacial construído em Alcobaça em meados do sec. XVI é a primeira ruptura com a arte medieval usada na obra monástica cisterciense.
Vasali cria em 1550 o termo “rinascità” mas teríamos de esperar até ao primeiro quarto do século XIX para o modelo da Renascença ser considerado um estilo.
O Palácio do Comendatário Abade D.Henrique, Cardeal e Príncipe, é construído na segunda metade do sec. XVI, desenvolvendo no seu interior um claustro de alta-renascença (1520-30).
A cultura renascentista tudo deve ao humanismo de filósofos, artistas, cientistas, enfim homens de cultura como o foi o Príncipe Henrique, que com o seu palácio concluído seria Rei de Portugal, devido à morte do sobrinho em Alcácer-Quibir.
Desconhece-se o nome do arquitecto que desenhou o Palácio e o seu belíssimo Claustro, mas parece ter-se inspirado em Bramante que em 1504 tinha terminado o Claustro de Santa Maria Della Pace em Roma.
Claustro D.Afonso VI em Alcobaça
As semelhanças são flagrantes na forma como adaptaram os elementos da Antiguidade Clássica, havendo uma forte possibilidade do arquitecto que traçou o Palácio de Alcobaça ter passado algum tempo em Roma.
O Claustro italiano tem 16 arcos de volta perfeita, que repousam em pilares nórdicos. O de Alcobaça tem 12 arcos ainda mais expressivos.
Os pilares dóricos têm adossados quer em Alcobaça quer em Roma pilastras jónicas que sustentam um friso e sobre ele o varandim do sobreclaustro. No Claustro do Palácio do Cardeal colunas de capital dórico sustentam o entablamento com decoração de feição também dórica.
Em Santa Maria Della Pace (2ª.foto, à direita) o sobreclaustro apresenta também colunas,estas com capitel coríntio intercalando com pilastras.
O entablamento de Roma regista um avançamento da cornija enquanto Alcobaça possui uma cornija mais leve com gárgulas geométricas.
Esperando-se que as ilustrações ajudem a compreender as semelhanças flagrantes pede-se uma visita ao Claustro do Palácio, onde é fácil aceder se for às casas de banho.
Mas a verdade é esta. Temos em Alcobaça um claustro de alta renascença com grande qualidade e que ,por equívoco, leva a denominar de D.Afonso VI.

Rui Rasquilho




M - 373 TRINTA CONTOS EM NOVO LIVRO SOBRE GENTES DE ALCOBAÇA

SEPTUAGENÁRIO LANÇA UM NOVO LIVRO
Um golpe de sorte levou-nos a conhecer um novo livro que vai em breve ser lançado em Alcobaça.Foi-nos possível conseguir uma leitura apressada com a promessa de que não divulgaríamos o seu autor.
E não o faremos...reproduzindo apenas a sua...nota prévia...e algumas fotos.

«NOTA PRÉVIA-O título “ALCOBAÇA É COMIGO” pode parecer pretensioso .
Mas não é. É apenas sentido e ,eventualmente, possessivo porque Alcobaça é a minha terra desde que me conheço.E já lá vão setenta e um. E mais alguns meses.
Por causa disso – o tempo passado, a memória desse tempo e o gosto de escrever – levaram-me a organizar esta espécie de livro.
Numa recente conversa com um amigo especial – o meu barbeiro –deu-me (sem saber…) a força que me faltava para me abalançar a esta tarefa.
Algumas das histórias “dadas à estampa” nas páginas seguintes foram temas de conversa em diversos “cortes de cabelo”. Quase que posso dizer que havia mais conversa que cabelo cortado…
Em passado recente disse-me: «Que histórias que você conta! Devia escrever um livro».
E fui na conversa dele e o livro aqui está. Despretensioso .Umas vezes brincalhão .Outra vezes sério .Essencialmente…para memória futura.
Tenho a noção que algumas das histórias e historietas relatadas só os mais velhos as conhecem. Fica aqui portanto o seu registo para os outros.

O meu registo e a minha dedicatória para os mais novos. Os que não conheço e os que conheço.
É…especialmente dedicado aos meus netos que, como não podia deixar de ser , também “entram no livro”.
Aliás eles entram em tudo na minha vida. Longe ou perto…em ALCOBAÇA…comigo.»
...

Septuagenário